Efeito coronavírus: Itália registra redução de gases poluentes

1 min de leitura
Imagem de: Efeito coronavírus: Itália registra redução de gases poluentes

A Itália registra pelo menos uma consequência positiva da pandemia de coronavírus. Após o governo decretar quarentena para diminuir a circulação do Covid-19, a poluição caiu drasticamente, incluindo os níveis dióxido de nitrogênio.

Através das imagens do satélite Sentinel-5 da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), é possível acompanhar a diminuição dos gases poluentes no norte da Itália.

Santiago Gassó, pesquisador de ciências atmosféricas da NASA, também divulgou imagens que mostram como os níveis de dióxido de nitrogênio diminuíram no país nas últimas semanas.

"Em 1 mês, há uma clara diminuição dos níveis de NO2 (um marcador de poluição) no norte da Itália, de acordo com o sensor de satélite Sentinel-5".

Tendência mundial

No início do mês, a NASA divulgou imagens de satélite mostrando um efeito semelhante do Covid-19 na China, o epicentro da doença. Conforme outros países começarem a decretar quarentena para impedir que o vírus se espalhe, o mesmo fenômeno deverá ser observado com frequência.

"Nas últimas 48 horas, colegas têm postado tendências semelhantes de outros sensores, e nesta manhã a ESA divulgou um vídeo confirmando o que eu apontei. Então, de fato, a tendência parece real", disse Gassó ao Gizmodo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.