O que aconteceria se um planeta sumisse do Sistema Solar?

1 min de leitura
Imagem de: O que aconteceria se um planeta sumisse do Sistema Solar?

Inegavelmente, todos sabem que o Sistema Solar possui oito planetas (ou nove, se ainda considarmos Plutão como planeta): Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, todos eles interagindo entre si de alguma maneira. Cada um mantém uma órbita em torno do Sol e alguns possuem satélites ao redor de si próprio. A coesão entre todos esses astros ajuda no florescimento da vida na Terra. Mas o que aconteceria se um planeta sumisse?

Quais seriam os efeitos do desaparecimento de um planeta no Sistema Solar?

Para poder formular uma hipótese sobre o que aconteceria caso um planeta do Sistema Solar sumisse, é necessário levar em consideração alguns aspectos que serão explicados adiante.

A gravidade e seus efeitos nos planetas

Até o presente momento, compreende-se a gravidade como uma força aplicada por qualquer objeto que possua massa, força por meio da qual um objeto atrai outros em sua direção. Quanto maior a massa de um determinado objeto, maior a sua força.

Além disso, a distância entre os objetos também influencia na determinação do impacto da força gravitacional. Assim sendo, quanto maior a distância entre dois objetos, mais enfraquecida fica a força gravitacional entre eles.

Lei de Newton sobre a grativação universal

A constante gravitacional G é uma medida fundamental da lei da gravitação universal de Newton.

Sistema Solar. Fonte: Pixabay

Dessa forma, deve-se ter em mente que os planetas possuem uma massa absurdamente grande, superior a 10^23 kg. Ademais, é necessário lembrar também que a distância entre eles são de milhões de quilômetros. Desse modo, sim, os planetas influenciam a gravidade uns dos outros, mas em uma quantidade muito pequena.

Entretanto, a grande força motriz da gravidade do Sistema Solar é justamente o Sol, que dita as órbitas planetárias. Sendo assim, caso o Sol desaparecesse, aí sim teríamos um caos completo no Sistema Solar.

O que aconteceria se um planeta sumisse do Sistema Solar? via Mega Curioso

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.