Cientistas criam IA que resolve cubo mágico em 1 segundo

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas criam IA que resolve cubo mágico em 1 segundo

O Cubo Mágico é um quebra-cabeça que atiça a curiosidade da humanidade desde a sua criação, na década de 70. Há alguns anos, cientistas de robótica vêm utilizando o jogo como meio de aperfeiçoamento para inteligências artificiais, e no último dia 16, pela primeira vez, uma IA (inteligência artificial) não apenas conseguiu resolvê-lo em 1 segundo, como também aprendeu a sua metodologia de resolução sozinha.

Esse algoritmo foi chamado de DeepCubeA pelos seus criadores, os pesquisadoers da University of California, Irvine (UCI), dos Estados Unidos.

O melhor, mas não o mais veloz

Em 2018, pesquisadores conseguiram desenvolver um robô que resolveu o cubo em 0,38 segundo, atualmente o maior recorde em termos de velocidade. O diferencial do DeepCubeA é que, além da velocidade gigantesca, ele foi capaz de analisar bilhões de combinações para chegar ao resultado final sozinho, diferentemente da IA anterior, que havia sido programada manualmente para tal. Assim, a DeepCubeA foi capaz de finalizar o quebra-cabeça em apenas 28 movimentos, quando o padrão humano envolve pelo menos 50.

Foram usados cerca de mil testes em cubos, e o robô conseguiu resolver todos eles, encontrando o caminho mais curto para a solução cerca de 60% do tempo.

Avanços na medicina

Contudo, a importância dessa tecnologia vai muito além da simples dedução de jogos. Agora, os pesquisadores querem aproveitar a capacidade lógica dessas tecnologias para o desenvolvimento de novas medicações. Eles também pretendem usar as habilidades de localização e movimentação do sistema para ajudar robôs a navegarem de maneira mais eficiente em ambientes complexos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.