França anuncia criação de força militar espacial

1 min de leitura
Imagem de: França anuncia criação de força militar espacial

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou no sábado (13) a criação de um comando militar dentro da própria Força Aérea, com o objetivo de monitorar a órbita terrestre e defender seus satélites de possíveis ofensivas inimigas. O comunicado veio um dia antes das festividades da Queda da Bastilha.

Macron disse que o espaço é “um verdadeiro desafio para a segurança nacional”. “Para garantir o desenvolvimento e reforço das nossas capacidades, um comando espacial será criado em setembro”, adiantou. A nova unidade deve ser batizada de Força Aérea e Espacial da França.

O programa de gastos militares franceses para o período de 2019 a 2025 chega a 3,6 bilhões de euros para investimentos e renovação de satélites. E a corrida espacial está em franca ascensão, em todo o mundo. A Força Espacial dos Estados Unidos tem previsão de estreia em 2020; Rússia e China também estão com esforços adiantados nesse setor e a Organização do Tratado do Atlântico Norte já tem intenção de reconhecer o espaço como um domínio de guerra ainda este ano.

françaFonte: France24/Reprodução

Vale destacar que a militarização nos arredores da Terra está em plena ascensão. Muitos países vêm testando mísseis anti-satélite e indicando uma escalada na construção de infraestrutura para os “conflitos do futuro”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.