Hubble captura belíssima imagem de galáxia em plena 'fase de crescimento'

1 min de leitura
Imagem de: Hubble captura belíssima imagem de galáxia em plena 'fase de crescimento'

A formação que você pode ver com detalhes na imagem a seguir é uma galáxia conhecida como NGC 972, originalmente descoberta no fim do século 18 pelo astrônomo William Herschel. Ela se situa a pouco menos de 70 milhões de anos-luz da Terra, na Constelação de Áries, e recentemente a NASA divulgou uma captura espetacular feita pelo telescópio espacial Hubble, oferecendo um vislumbre certamente bem diferente do que Herschel teve quando a observou pela primeira vez há mais de 200 anos.

(Fonte: NASA/ESA/Hubble/Reprodução)

Fase de crescimento galáctico

De acordo com a NASA, a NGC 972 é parecida com a nossa própria galáxia. No entanto, como ela se encontra em plena "fase de crescimento", na imagem capturada pelo Hubble é possível ver uma variedade de tons que normalmente não aparecem nas representações da Via Láctea.

Segundo explicou a NASA, a coloração rosa e alaranjada é resultado da forma como o hidrogênio reage com o intenso brilho emitido pelas estrelas "recém-nascidas" que compõem a galáxia. E os pontos mais escuros consistem em um emaranhado de jatos de poeira cósmica.

Também de acordo com a agência espacial, essas observações não são feitas apenas com o objetivo de se obter imagens bonitas do cosmos. Quando os astrônomos estudam as galáxias, eles sempre buscam por sinais de formação estelar, já que o índice de surgimento de novas estrelas, a localização e o histórico oferecem informações valiosas sobre como as gigantescas nuvens de poeira e gás cósmicos evoluíram ao longo do tempo.

Esses dados, por sua vez, permitem que os especialistas estudem os diferentes estágios de desenvolvimento das galáxias e, com isso, possam compreender melhor a evolução da Via Láctea e do Sistema Solar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.