Lançamento da Apollo 11 com os primeiros a pisarem na Lua foi há 50 anos

1 min de leitura
Imagem de: Lançamento da Apollo 11 com os primeiros a pisarem na Lua foi há 50 anos

Dentro de quatro dias, mais exatamente em 20 de julho de 2019, vamos comemorar os 50 anos da primeira vez em que um ser humano pisou na Lua. Tudo começou, porém, no dia 16, com a decolagem da Apollo 11 da plataforma 39A do Kennedy Space Center, na Flórida, que pertence à NASA.

A missão foi consequência de mais de três anos de Projeto Apollo e ainda mais tempo de Corrida Espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética. O desbravamento do espaço — pelo menos daquilo que está relativamente perto da Terra — se deu rapidamente durante os anos 1960 e as duas potências mundiais disputavam o primeiro lugar em tudo. Na maioria dos feitos, a URSS chegou na frente, mas foram os americanos os primeiros a pisarem no solo do nosso satélite natural.

Mirando alto

O lançamento aconteceu às 10h32 da manhã (horário de Brasília) do dia 16 de julho de 1969 e a viagem iria percorrer os cerca de 385 mil quilômetros entre a Terra e a Lua em quase cinco dias de viagem. Cerca de 1 milhão de pessoas assistiram à decolagem a olho nu nas rodovias e praias nos arredores do Kennedy Space Center.

A Apollo 11, composta pelo módulo de comando Columbia e pelo módulo lunar Eagle, foi propulsionada para fora da atmosfera terrestre pelo foguete Saturno V

Pela TV, 33 países transmitiram o lançamento da Apollo 11 ao vivo reunindo cerca de 25 milhões de telespectadores apenas nos Estados Unidos. Outros meios, como o rádio, foram muito utilizados pelas pessoas para se informarem sobre a decolagem.

Rumo ao desconhecido

A Apollo 11, composta pelo módulo de comando Columbia e pelo módulo lunar Eagle, foi propulsionada para fora da atmosfera terrestre pelo foguete Saturno V, o maior e mais poderoso já construído, e em 9 minutos a Apollo 11 se separou do propulsor, orbitou a Terra uma vez e meia e partiu com seu próprio motor rumo à Lua.

A viagem de ida e de retorno foi muito bem-sucedida e essa história você vai saber com mais detalhes aqui no TecMundo no próximo sábado, dia 20 de julho, quando comemoramos o aniversário de 50 anos da primeira vez em que alguém — da Terra, é claro — pisou na Lua. Até lá!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.