Maior turbina eólica do mundo faz Estátua da Liberdade parecer minúscula

1 min de leitura
Imagem de: Maior turbina eólica do mundo faz Estátua da Liberdade parecer minúscula

Roterdã, na Holanda, terá o primeiro protótipo da maior turbina de energia eólica do mundo: a Haliade-X 12 MW. Projetada pela GE Renewable Energy, a Haliade-X 12 MW está sendo fabricada em duas cidades da França, Saint-Nazaire (nacele) e Cherbourg (hélices), e em Sevilha (seções da torre), na Espanha. Enquanto isso, o local onde será montada, no porto de Roterdã, está sendo preparado.

As empresas envolvidas no projeto — GE Renewable Energy e Future Wind (uma joint venture entre a Pondera Development e a SIF Holding Holanda) — escolheram o porto de Roterdã em virtude da localização e da infraestrutura da cidade, que oferece as condições ideais para testar a turbina nas situações mais adversas. Montá-la na terra ainda vai facilitar seu acesso para a realização dos testes e manutenção.

A Haliade-X 12 MW é um verdadeiro “monstro”, tanto em tamanho quanto em capacidade de produção. Ao centro da imagem podemos perceber sua grandiosidade, que faz a Estátua da Liberdade e outras construções — como o Big Ben, a Torre de Pisa e o Arco do Triunfo — parecerem miniaturas.

(Fonte: GE/Reprodução)

Estrutura e capacidade da Haliade-X 12 MW

A maior turbina eólica do mundo será um marco na história da energia renovável e contará com características impressionantes, sendo capaz de abastecer 16 mil lares. Aldemar Bonte, responsável pela Transição de Energia de Roterdã, se disse satisfeito pelo fato de a cidade ter sido escolhida para os testes da Haliade-X 12 MW, pois, através de sua capacidade, os projetos de transição para uma energia limpa serão acelerados. Vejamos algumas características da superturbina:

  • Altura: 260 metros
  • Rotor: 220 metros
  • Hélices: 107 metros (cada)
  • Geração de energia: capacidade de 12 MW (67 GWh por ano — 45% mais que qualquer outra turbina em funcionamento atualmente)

Esse projeto protótipo foi um investimento de US$ 400 milhões da GE Renewable Energy, anunciado em março de 2018 com o objetivo de ajudar a reduzir o custo da energia eólica offshore, tornando-a uma fonte mais competitiva.

Quando os componentes da turbina estiverem prontos, serão transportados até Roterdã, para o início da pré-montagem e instalação, que devem ocorrer no verão do Hemisfério Norte. A GE pretende comercializá-la a partir de 2021.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.