Incrível: assista à velocidade da luz em câmera lenta

1 min de leitura
Imagem de: Incrível: assista à velocidade da luz em câmera lenta

Você pode até achar que a coisa mais rápida do Universo é o chinelo dab sua mãe atirado em sua direção, mas os cientistas vão discordar. Para eles, a luz ainda é a maior ligeirinha de todas, chegando a 300 milhões de metros por segundo! Ela é tão rápida que dificilmente conseguiríamos ver sua trajetória, mas pesquisadores conseguiram desenvolver uma câmera que filma a luz em câmera lenta!

Para você ter uma ideia, os filmes tradicionais que você assiste nos cinemas possui captação de 24 quadros por segundo, que já são o suficiente para dar a ideia de movimento necessária para o olho humano não capturar os frames isolados. Porém, o pessoal da Caltech conseguiu criar um equipamento que captura até 100 bilhões de imagens por segundo! Isso é o suficiente para criar imagens impressionantes.

No experimento, foi utilizado uma garrafa de leite e um feixe de laser. A luz atravessa a garrafa em apenas 2 mil picossegundos, isto é, em 2 bilionésimos de segundo! Ainda assim, a câmera conseguiu capturar o feixe azul de prótons se locomovendo no interior da garrafa. O resultado é belíssimo. Confira, a partir dos 4 minutos e meio:

Se você achou a velocidade impressionante, saiba que a câmera T-CUP supostamente consegue capturar até 10 trilhões de quadros por segundo! Ela foi descrita pela primeira vez em 2018 e foi desenvolvida justamente para capturar os frames de laser ultracurtos. Já está em desenvolvimento um outro modelo capaz de gravar até 1 quadrilhão de imagens por segundo! Na prática, será possível aplicá-la inclusive para filmar as informações cerebrais em tempo real!

Incrível: assista à velocidade da luz em câmera lenta via Mega Curioso

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.