Sonda Opportunity encerra missão com bela foto panorâmica de Marte

1 min de leitura
Imagem de: Sonda Opportunity encerra missão com bela foto panorâmica de Marte

Prevista para cumprir uma missão de três meses, a sonda Opportunity, que aterrissou em Marte no dia 25 de janeiro de 2004, acabou ficando em atividade por 15 anos. Sem comunicação com a Terra desde junho de 2018, somente no último dia 13 de fevereiro a NASA resolveu dar a missão como encerrada e, oficialmente, declarar a morte do veículo explorador.

Agora, o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA começou a revelar as últimas imagens enviadas pela Opportunity e descobriu algumas panorâmicas em 360° que foram tiradas na borda da Endurance, a supercratera marciana. As partes em preto e branco no canto inferior esquerdo ficaram assim porque a sonda não teve tempo de aplicar os filtros de cor antes de ser soterrada por uma tempestade de poeira.

Fonte: NASA/JPL-Caltech/Cornell/ASU

O registro mostra detalhes do local que a NASA chama de Perseverance Valley, em Marte, e foi construído a partir de 354 imagens capturadas com a câmera panorâmica da sonda entre 13 de maio e 10 de junho de 2018. Ele é considerado por John Callas, gerente de projetos da Opportunity no JPL, a chave de ouro que fechou o ciclo de explorações do dispositivo.

Para ver a foto em alta resolução, acesse o site oficial do JPL clicando neste link.

Durante seu tempo em atividade, a Opportunity enviou mais de 228 mil imagens para a Terra. Enquanto estava coletando mais material fotográfico, foi “surpreendida” por uma tempestade de poeira com 35 milhões de quilômetros quadrados de extensão, ficando soterrada. Como seus painéis solares não receberam mais luz, o robô ficou sem energia e parou de funcionar.

Agora, resta-nos a esperança de um dia poder resgatar a heroica sonda que viveu 60 vezes mais tempo do que o planejado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.