Câmera baseada em IA da Intel vai ajudar a combater caça ilegal

1 min de leitura
Imagem de: Câmera baseada em IA da Intel vai ajudar a combater caça ilegal

A organização sem fins lucrativos Resolve desenvolveu uma nova versão de sua câmera TrailGuard, utilizada para ajudar a combater a caça ilegal no continente africano.

Até agora, o monitoramento das áreas era feito de forma simples, com baixa eficiência. Em grande parte das vezes, quando as autoridades chegam no local, os caçadores já eliminaram os animais e fugiram. As câmeras precisam ficar ligadas o tempo todo, consumindo energia da bateria, que dura apenas quatro semanas, sendo que muitos falsos positivos são gerados, já que o sistema de envio de alertas é acionado a partir da detecção de qualquer tipo de movimento.

A nova TrailGuard usa o Movidius Myriad 2, um chip fabricado pela Intel, que processa imagens capturadas e é dotado de inteligência artificial, podendo detectar animais, humanos e veículos em tempo real, fazendo com que o trabalho dos guardas do parque seja mais eficaz e os animais tenham suas vidas preservadas. A partir de agora, a câmera só começa a filmar quando um movimento é detectado, e os alertas só são enviados quando humanos são avistados em cena. Essa minimização do funcionamento aumenta a duração da bateria substancialmente.

A TrailGuard pode funcionar por até um ano e meio em modo de descanso, o que significa que as equipes do parque precisarão se arriscar para trocar baterias com bem menos frequência do que fazem atualmente. Além disso, seu corpo é do tamanho de um lápis, dificultando sua identificação pelos caçadores e facilitando sua integração com o meio ambiente.

A nova câmera com IA será implantada pela Resolve, em conjunto com a National Geographic Society e a Fundação Leonardo DiCaprio em 100 reservas africanas já a partir deste ano (2019), com a possibilidade de chegar ao sudeste da Ásia e à América do Sul.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.