Relembre a 1ª imagem da Terra capturada pela Estação Espacial Internacional

1 min de leitura
Imagem de: Relembre a 1ª imagem da Terra capturada pela Estação Espacial Internacional
Imagem: The Verge/NASA

Conforme já comentamos aqui no Mega Curioso, ontem, dia 20, a Estação Espacial Internacional fez aniversário! A estrutura, que funciona como uma espécie de laboratório flutuante, foi lançada em novembro de 1998 e, desde então, se tornou uma ferramenta incrivelmente importante para os avanços no campo da Exploração Espacial.

Marcos

No entanto, embora tenha sido lançada há exatamente 20 anos, os primeiro humanos só começaram a se hospedar por lá 2 anos mais tarde, a partir de novembro do ano 2000. A primeira tripulação a se instalar na Estação Espacial era composta pelos astronautas (ou astronauta e companheiros cosmonautas) William Shepherd, Sergei Krikalev e Yuri Gidzenko, e foram esses caras quem capturaram a primeira imagem do nosso planeta da ISS.

A imagem — que é essa que você pode ver a seguir —, segundo Vicente Fernández López, do site Quo.es, foi registrada no dia 3 de dezembro com o equipamento Electrical Still Camera, da Kodak, e, nela, é possível ver uma imensa massa de nuvens sobre algum ponto do nosso planeta — formação que, de acordo com os registros da NASA, foi caracterizada como uma baita tempestade. Confira:

Foto feita do espaçoPense no temporal que não caiu! (NASA)

Bacana, né? Especialmente porque a imagem acima mostra o quanto os equipamentos fotográficos evoluíram ao longo dos anos — a Electrical Still Camera era uma câmera de 3060 x 2036 pixels! —, e como as fotos capturadas pelos astronautas foram se tornando cada vez mais incríveis. Neste link você pode se deslumbrar com uma singela amostra.

Veja a 1ª imagem da Terra capturada pela Estação Espacial Internacional via Mega Curioso

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.