Este robô-inseto tem quatro asas e pode voar como uma mosca de verdade

1 min de leitura
Imagem de: Este robô-inseto tem quatro asas e pode voar como uma mosca de verdade

Criado por pesquisadores da Universidade Técnica de Delft, na Holanda, o DelFly Nimble é um robô-inseto capaz de voar, planar e pousar como uma mosca de verdade. Seu design é todo inspirado na mosca-das-frutas, contando com dois pares de asas e sendo capaz de voar tranquilamente mesmo em ambientes abertos e com vento. Assista no vídeo abaixo.

Pesando cerca de 29 gramas e medindo 33 centímetros de uma ponta a outra, o DelFly consegue voar por aproximadamente cinco minutos com uma bateria completamente carregada. Atingindo velocidades máximas de 3 m/s ele é capaz de percorrer 1 km antes de ficar sem energia. Além disso, ele consegue voar enquanto leva uma carga de até 4 gramas, permitindo que câmeras e novos sensores sejam adicionados em um modelo futuro.

Como destacam os próprios pesquisadores responsáveis pelo projeto, a versão atual tem potencial de uso em diversas tarefas do mundo real por seu tamanho diminuto e aparência inofensiva. Por enquanto, a principal aplicação é no estudo dos padrões de voo de alguns insetos, como as próprias moscas-das-frutas. Todos os detalhes estão em um artigo publicado na edição deste mês da revista Science.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.