Holanda começa a construir primeiras casas feitas com “concreto 3D”

1 min de leitura
Imagem de: Holanda começa a construir primeiras casas feitas com “concreto 3D”

Imagine você extrapolar as formas convencionais de casas e criar novas formas de habitação, conectadas com conceitos futuristas de design e sustentabilidade. Essa é a ideia de um novo vilarejo em Eindhoven, na Holanda, que começa a construir neste ano as primeiras unidades erguidas com peças de concreto impressas em 3D.

O chamado Project Milestone quer explorar as várias vantagens que o “concreto 3D” traz, como o uso exato da quantidade de cimento, a possibilidade de customização no desenho e das cores, a integração de circuitos embutidos na própria planta para favorecer sistemas sem fio de smart homes e a facilidade que as novas técnicas oferecem, pois a novidade é mais leve e demanda menos mão-de-obra que o concreto tradicional.

A “impressora” é um grande braço robótico que molda o cimento enquanto sua consistência está leve, a partir do trabalho de um arquiteto. Em seguida, são sobrepostas camadas para aumentar sua resistência. O projeto terá inicialmente cinco casas, que serão construídas consecutivamente, para que tudo o que for aprendido com uma seja aplicada na seguinte.

concreto 3D

Como cada planta será progressivamente mais complexa que a outra, espera-se que a quinta habitação tenha todos os materiais impressos, inclusive o tubos do encanamento. Tudo está sendo planejado para iniciar uma vizinhança futurística e botânica situada em Bosrijk, que já conta com um parque e um rio.

concreto 3D

As casas serão alugadas no ano que vem e há pelo menos 20 famílias interessadas até agora. “Quando o primeiro ocupante receber a chave em 2019, ele terá uma casa que possa satisfazer as necessidades mais recentes de conforto em um fantástico ambiente natural arborizado”, prometem os idealizadores, que apresentaram a ideia original durante a Dutch Design Week 2016. E aí, interessou? Toparia mudar para lá?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.