SpaceX vai lançar novo Falcon 9 que pode ser reutilizado cem vezes

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX vai lançar novo Falcon 9 que pode ser reutilizado cem vezes

A versão final dos foguetes Falcon 9, desenvolvidos pela SpaceX, deve finalmente ser lançada em uma missão prevista para acontecer nos últimos dias do mês de abril. Ele vai levar ao espaço o primeiro satélite de comunicação de Bangladesh, o Bangabandhu-1. De acordo com o site CNET, fontes da indústria citam o dia 24 de abril como uma provável data para o lançamento.

Embora vários foguetes Falcon 9 já tenham sido lançados nos últimos anos, todos eles são do tipo Block 4, enquanto o que será usado nas próximas semanas é um Block 5. Ele conta com diversas melhorias em relação aos anteriores, tanto na potência como na facilidade de controle durante a descida.

O que os novos modelos têm de novo?

Na prática, a promessa da companhia de Elon Musk é que os novos Falcon 9 finalmente cumpram com o projeto inicial do empresário e possam ser reutilizados diversas vezes em diferentes missões. Isso já foi feito com os modelos antigos, embora eles tenham sido projetados para serem relançados apenas duas ou três vezes.

A expectativa da SpaceX é que a versão final do Falcon 9 possa ser reutilizada cem vezes, precisando passar apenas por uma restauração a cada dez voos. É uma evolução essencial dessa tecnologia caso Musk queira levar em frente seus planos mais ambiciosos de exploração espacial, como a criação de uma colônia humana em Marte.

A SpaceX também espera poder utilizar esse modelo do Falcon 9 no transporte de astronautas para a Estação Espacial Internacional. Para isso, a companhia terá que fazer um mínimo de sete lançamentos antes de conseguir a autorização da NASA.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.