Pais mais velhos podem gerar crianças 'mais geeks'; segundo cientistas

2 min de leitura
Imagem de: Pais mais velhos podem gerar crianças 'mais geeks'; segundo cientistas

Você já deve ter visto algum (ou alguns) dos seus amigos fazendo posts em redes sociais e dizendo: "Seu filho vai ser assim? Pois o meu vai ser assim!"... Pois é, se isso já é difícil de controlar com brincadeiras sobre estilo, você deve estar careca de saber — ainda mais se sua genética deixar a calvície mais possível — que a geração de bebês é praticamente uma loteria de características, ainda mais quando falamos sobre inteligência.

Mas novos estudos conduzidos pela Kings College de Londres e pelo The Seaver Autismo Center mostram que pode haver novas maneiras de controlar algumas características — ou melhor, de aumentar as chances de determinação de alguns fatores. E um dos responsáveis por isso seria a idade com que os pais (homens) os tiveram.

Foram avaliados cerca de 15 mil "pares de gêmeos" para que pudesse ser criado um "índice geek" de acordo com pontuações de QI em várias áreas (verbais e não verbais). Com isso, eles descobriram que os resultados são, em média, 32% melhores nas avaliações de ciências, tecnologia, engenharia e matemática para os garotos que nasceram de pais com mais de 50 anos.

Pais mais velhos

A Dra. Magdalena Janecka diz: "Nosso estudo sugere que pode haver benefícios associados a er um pai mais velho. Nós já conhecemos algumas das consequências negativas da idade paternal avançada, mas agora podemos mostrar que essas crianças podem também conseguir melhores prospectos de educação e carreira".

essas crianças podem também conseguir melhores prospectos de educação e carreira

Como lembra o The Next Web, essas "consequências negativas" são referentes a outros estudos conduzidos anteriormente. Há alguns cientistas que afirmam que ter filhos depois dos 50 anos pode aumentar as chances de as crianças apresentarem espectro autista; sendo que há também outros que afirmam haver algumas ligações entre o autismo e a demonstração de inteligências avançadas em diversas áreas.

E as mães e filhas?

O estudo da Dra Janecka fala apenas sobre a influência da idade dos pais na definição de uma criança geek-autista. De acordo com a publicação dela, a idade das mães não influencia em nenhum dos fatores já mencionados. Também há a informação de que a idade dos pais não influencia a inteligência ou a probabilidade de autismo das filhas mulheres.

......

Embora ainda seja cedo para que possamos dizer: "tenha filhos aos 50 para que eles sejam geeks", é interessante notar que realmente há indícios de uma influência da idade dos pais em sua prole.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.