Conheça os 10 jogos mais visados por cibercriminosos

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Conheça os 10 jogos mais visados por cibercriminosos 
Imagem: GettyImages

Jogar online é uma das formas mais populares de entretenimento nos dias de hoje, com inúmeras opções de games tanto para PC quanto para mobile. No entanto, essa interconexão também apresenta riscos significativos de segurança, fazendo com que os jogos sejam altamente visados por cibercriminosos para a execução de golpes virtuais.

Diversos games oferecem a opção de microtransações ou compra nos aplicativos (In-App Purchase), permitindo que os jogadores comprem itens no jogo online, o que atrai a atenção dos cibercriminosos em busca de dados bancários e informações pessoais dos jogadores. 

Um estudo da Kaspersky, empresa líder em segurança digital, revelou que 1 em cada 10 gamers em todo o mundo teve sua identificação de conta (ID) roubada enquanto jogava onlineIsso se traduz em quase 180 milhões de jogadores que tiveram suas contas invadidas por cibercriminosos 

Além disso, esse cenário representa um prejuízo massivo de US$ 347 bilhões para a indústria de jogos, apenas devido ao roubo de contas online em âmbito global.  

Os riscos nos jogos online são uma realidade e merecem atenção. Por isso, trouxemos como forma de alerta quais são os jogos mais visados por cibercriminosos e dicas de como se proteger enquanto jogaConfira!

 GettyImages Nos jogos online, os cibercriminosos encontram muitas formas para coletar dados dos usuários. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Os 10 jogos mais visados pelos cibercriminosos 

O cheat (ou trapaça) é apontado pelos jogadores como um dos principais problemas dos jogos online. Surpreendentemente, na pesquisa realizada pela Kaspersky, 1/3 dos gamers entrevistados relatou ter sofrido esse tipo de prejuízo. 

De acordo com estastísticas recentes da empresa de segurança que avaliaram o comportamento dos cibercriminosos e os ataques entre janeiro de 2021 e junho de 2022, o número total de usuários que encontraram malware relacionado a jogos e software indesejado foi de 384.224. 

A seguir, veja quais são os 10 jogos que lideram a lista de favoritos dos cibercriminosos: 

1.   Minecraft 

O Minecraft tem sido historicamente um dos jogos mais visados por cibercriminosos. Em 2022, mais de 130.000 usuários enfrentaram ataques ao tentar baixar arquivos relacionados ao game.  

A comunidade de jogos frequentemente utiliza cheats e mods para personalizar seu mundo virtual, mas os fraudadores exploram esse recurso para distribuir malware e aplicativos indesejados sob o disfarce de funções e mods adicionais. 

2.  Roblox 

Roblox é adorado por crianças e adolescentes, tornando-se um alvo potencial para cibercriminosos. Eles podem se passar por amigos virtuais para obter informações pessoais ou manipular jogos para fins maliciosos.

3.   Need for Speed 

Os amantes da velocidade devem estar atentos a ofertas suspeitas de jogos da série Need for Speed. Sites de terceiros podem não apenas vender cópias piratas, mas também prejudicar seu sistema.

4.  Grand Theft Auto 

O GTA online é conhecido por seus mods e personalizações, mas tenha cuidado ao fazer o download de mods de fontes não verificadas, pois podem conter malware. 

5.  Call of Duty 

A popular franquia Call of Duty também não escapa da atenção dos cibercriminosos. Sites de cheats prometem vantagens competitivas, mas na verdade podem roubar informações de conta.

6.  FIFA 

Devido sua popularidade, o FIFA tem sido um dos principais focos dos cibercriminosos. Golpistas podem direcionar jogadores com promessas de moedas virtuais ou times de elite, mas na realidade buscam roubar informações de conta.

7.  The Sims

Embora pareça inofensivo, até The Sims pode ser alvo de golpes. Por isso,é importante evitar sites duvidos que prometem expansões ou itens gratuitos. 

8.  Far Cry 

Os jogos da série Far Cry são conhecidos por suas histórias envolventes, mas os sites de download de jogos piratas podem conter malware. Jogadores em busca de games gratuitos podem, sem saber, colocar em risco seus dispositivos. 

9.  Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) 

CS:GO é conhecido por suas skins valiosas que podem ser negociadas. Use uma VPN e evite negociar skins com fontes não confiáveis para ficar longe de riscos. 

 10.  PUBG 

O PUBG é outro jogo amplamente popular que não escapa à atenção de cibercriminosos. Golpistas criam centenas de páginas de phishing com recompensa falsas, com o objetivo de roubar credenciais de acesso às contas. 

Dicas de segurança: como se proteger enquanto joga online? 

GettyImages Para crianças e adultos, contar com uma solução de segurança digital é a chave para manter a proteção nos jogos online. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Faça suas compras apenas em lojas oficiais

Sempre adquira jogos em plataformas conhecidas ou em sites oficiais dos desenvolvedores. Certifique-se da veracidade da URL, pois golpistas são mestres em se disfarçar de sites oficiais. 

Economize de maneira inteligente 

Descontos incríveis e jogos gratuitos são atraentes, mas evite ofertas suspeitas recebidas por e-mail, pois muitas delas podem ser golpes. Confirme as promoções nos canais oficiais.

Use um cartão exclusivo para compras online 

Proteja seus dados e cartões usando um cartão virtual específico para compras online e estabeleça um limite ou ative o bloqueio quando não estiver usando-o. 

Use uma conexão segura 

Evite fazer compras online ou acessar jogos em redes públicas e desconhecidas. Além disso, para reforçar sua proteção mesmo em casa, utilize ferramentas que blindem sua rede contra invasores, como a Kaspersky VPN Secure Connection.

Proteja suas contas e dispositivos 

Evite usar contas de redes sociais para fazer login em contas e lojas de jogos. Mantenha suas informações de acesso, como login e senhas, e seus dispositivos seguros, com soluções confiáveis como o Kaspersky Security Cloud, que bloqueia sites fraudulentos e não afeta a jogabilidade.

A segurança nos jogos online é essencial para proteger sua diversão e suas informações pessoais. Mantenha-se protegido e continue desfrutando das conexões do mundo dos jogos online.  

Para saber mais sobre as soluções de segurança da Kaspersky, clique aqui. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.