Cibersegurança: como proteger se proteger de ataques cibernéticos

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Cibersegurança: como proteger se proteger de ataques cibernéticos
Avatar do autor

A pandemia do coronavírus modificou muitos comportamentos e potencializou grandes questões sociais. Grandes empresas adotaram um modelo de trabalho que não era tão comum em nosso país, mas que agora parece ter vindo para ficar.

O home office consiste em uma modalidade de prestação de serviços nas quais os profissionais podem desempenhar todas as suas atividades fora do escritório. Mas será que longe dos ambientes formais de trabalho a segurança virtual dessas pessoas está garantida?

hpÉ importante saber todos os riscos que corremos na internet (Fonte:Freepik)

Por que a cibersegurança é importante no home office?

De acordo com dados levantados pelo setor produtivo, muitos profissionais acreditam que sua segurança nos meios virtuais tenha sofrido um grande impacto pelo sistema de trabalho remoto. Existem, inclusive, diversos funcionários que atuam em um modelo híbrido, no qual dividem sua carga horária entre o escritório presencial da companhia e o home office.

Um estudo sobre os impactos da ameaça constante da covid-19 na cibersegurança, publicado inicialmente em julho de 2020, constatou que, a cada 90 profissionais do ramo das tecnologias de informação, cerca de 30 deles se sentem vulneráveis com sistemas de trabalho remoto. Segundo os envolvidos na pesquisa, a segurança das empresas pode sofrer consequências alarmantes em termos de gestão.

Para entender melhor o porquê da cibersegurança ser importante, basta pensar sobre como os hackers têm agido nos últimos tempos. Além de já invadirem redes de computadores em busca de dados pessoais diversos, os golpistas também são capazes de contaminar arquivos e poluir páginas inteiras da internet com o objetivo de capturar presas fáceis.

HPModelo híbrido de trabalho trouxe preocupações sobre segurança virtual. (Fonte: Jacky Chiu/Unsplash)

Mesmo que o usuário esteja ligado em todas essas questões, a situação pode ser muito mais complexa. É preciso aliar as boas práticas de convívio e uso da internet, e também investir massivamente em tecnologia e segurança direta para aparelhos eletrônicos, sobretudo os computadores, que são essenciais para o desempenho do trabalho.

Como se proteger dos ataques cibernéticos mais comuns?

Embora o local de trabalho tenha se modificado quase completamente, os criminosos continuam buscando brechas para atacar. Dessa forma, é preciso redobrar a atenção sobre as informações que estão sendo compartilhadas por meio da rede de trabalho, pois, ao menor sinal de distração, as coisas podem ser perigosas.

Os famigerados malwares estão sempre à solta para quem se descuidar. Mesmo que a maioria deles só funciona por alguma intervenção pessoal — um clique, por exemplo —, diversas pessoas acabam confiando nas páginas que recebem, comprometendo os dados das companhias e organizações envolvidas.

Além disso, muitos computadores possuem antivírus repletos de falhas estruturais, ainda mais quando se leva em consideração que nem sempre as empresas disponibilizam computadores específicos para o trabalho remoto de seus funcionários. O monitoramento dos malwares por meio dos antivírus pode ser ineficaz em vários aspectos, principalmente quando não existe o hábito de escanear o aparelho com regularidade.

HPSoluções de segurança eficazes garantem bom desempenho no trabalho. (Freepik)

Pensando sobre todos esses assuntos, investir na cibersegurança é primordial para evitar preocupações, ainda mais com a quantidade de ataques que podem acontecer em um pequeno intervalo de tempo. Soluções de segurança virtual precisam vir de fábrica e, neste contexto, a HP possui algumas soluções surpreendentes.

Como se proteger de vírus de PC no home office?

Conquistando a confiança dos usuários, a HP possui uma linha exclusivamente dedicada à segurança dos profissionais que precisam trabalhar remotamente. Os produtos da HP Wolf Security podem diminuir a vulnerabilidade dos funcionários, garantindo que os riscos sejam muito baixos.

A empresa, em linhas gerais, está alinhada às boas práticas de segurança virtual, servindo como uma grande aliada a quem precisa de aparelhos eletrônicos para desenvolver suas atividades cotidianas. A HP Wolf Security, com recursos exclusivos para Business, apresenta novidades interessantes para que a proteção dos dados seja sempre alcançada.

HPComputadores da HP possuem grandes soluções de cibersegurança. (Fonte: Jornada Produtora/Unsplash)

Dentre as ferramentas oferecidas estão métodos de segurança para os famosos endpoints, principal item de ataques cibernéticos no home office. Com o HP Sure Click, as empresas conseguem garantir que os seus funcionários consigam proteger os endpoints e dados de usuário quando precisam checar arquivos, aplicativos e páginas específicas na web.

Já o HP Sure Run fornece relatórios completos e constantes sobre todos os processos de segurança que estão ativos no aparelho.

Uma grande novidade dentre esses aspectos é a HP Sure Sense, que consiste em uma inteligência artificial altamente equipada que está sempre pronta para proteger o seu computador de todos os malwares que surgirem, de forma automatizada. Dessa maneira, mesmo que o usuário acabe se descuidando por alguns instantes, nenhum risco será corrido pela rede organizacional.

Por todos esses motivos, a HP se posiciona no mercado como uma companhia que está antenada nas tendências do momento, não medindo esforços para investir em questões importantes que impactarão significativamente a vida dos consumidores. Não deixe de conferir mais sobre os seus produtos e soluções de segurança virtual!

Fontes