Chromecast Audio: aparelho transmite música para qualquer caixa de som

2 min de leitura
Imagem de: Chromecast Audio: aparelho transmite música para qualquer caixa de som

O Chromecast 2 não foi o único aparelho da linha anunciado pela Google durante seu evento. A empresa também apresentou o Chromecast Audio, um dispositivo que, como o nome indica, permite a você conectar qualquer caixa de som comum ao seu computador, smartphone ou tablet.

Segundo a empresa, a ideia do acessório é praticamente a mesma de suas outras versões: ligue o Chromecast Audio ao aparelho desejado e use o Chromecast App para conectá-lo à sua rede WiFi. Assim você consegue executar músicas através do comando “Cast” e controlá-lo de onde estiver através de outros sistemas conectados à rede – sejam eles aparelhos Android ou iOS, ou via Windows, Mac e Chrome OS, usando a função de espelhamento dos dispositivos.

Por falar na parte de controlar o app, vale notar que o Chromecast Audio já possui suporte a vários serviços grandes do gênero; entre eles, Spotify, Pandora, NPR One e, obviamente, o Google Play Music. A Google também garante que o aplicativo pode ser usado normalmente enquanto você faz ligações, sem que isso pare a execução de música ou gastar muita bateria de seu smartphone.

Com tudo para os fãs de música

Uma vez que o Chromecast Audio é feito para conectar-se a sistemas de som, contudo, as entradas a que ele possui suporte são totalmente diferentes daquelas trazidas pelos outros modelos. É possível conectar o dispositivo a entradas de 3,5 mm, RCA e óptico; só a primeira delas, contudo, vem com o acessório.

E quanto ao seu visual? Bem, digamos que muita gente provavelmente vai confundí-lo, de início, com o novo Chromecast, já que ambos possuem a mesma aparência de um pequeno disco. Os dois também precisam de uma fonte de energia, aliás, para deixar tudo mais confuso (embora o Audio venha com um cabo mais longo, para que você o conecte diretamente na tomada, se precisar).

A única diferença realmente perceptível, com exceção das entradas distintas, é que o Audio possui uma série de linhas circulares na superfície de seu disco (o que dá a ele uma nostálgica cara de um disco de vinil), enquanto o Chromecast 2 tem essa mesma superfície completamente lisa. Mas é provável que você só note isso agora que sabe o que procurar.

Para quem se interessou em colocar as mãos em um Chromecast Audio, já é possível adquirí-lo através da Play Store em vários países pelo mesmo preço do Chromecast 2: US$ 35 (R$ 141, em uma conversão simples). Infelizmente, porém, ele ainda não está disponível aqui no Brasil.

Chromecast 2 vs Chromecast Audio: qual você prefere? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.