Review: testamos o Chromecast Audio, dispositivo de streaming de música

3 min de leitura
Imagem de: Review: testamos o Chromecast Audio, dispositivo de streaming de música

A segunda geração do Google Chromecast chegou trazendo uma grande mudança no visual e aprimorando as conexões para um streaming mais rápido e fluido. Porém, as novidades também chegaram no formato de uma nova versão especialmente voltada para o público amante da música e que precisa de uma ajudinha para transformar caixas de som em um sistema de gerenciamento inteligente.

O Chromecast Audio é um modelo alternativo do tradicional dispositivo da Google que traz uma conexão de 3,5 mm e a promessa de tornar qualquer ambiente mais animado. O TecMundo já analisou o Google Chromecast usado para o streaming de vídeo e agora chegou a hora de testarmos a versão voltada para a transmissão de áudio. Será que vale a pena investir nesse aparelho? É isso o que você confere nesta análise!

O Google Chromecast Audio foi cedido por empréstimo pela Google para a realização desta análise.

Google Chromecast Audio

Especificações técnicas

  • Saída analógica estéreo [2 Vrms]
  • Saída ótica digital
  • Áudio de alta resolução: 96 KHz/24 bits
  • Dimensões: 51,9 x 51,9 x 13,49 mm
  • Cabo de áudio: 146 mm
  • Cabo de alimentação: 1,75 m
  • Peso: 30,7 g
  • Entrada para fone de ouvido de 3,5 mm com saída de áudio digital ótico e analógico
  • Cor: preto
  • Conectividade/rede: Wi-Fi 802.11 b/g/n/ac (2,4/5 GHz)
  • Alimentação: fonte de alimentação de 5V e 1A
  • Segurança sem fio: WEP, WPA/WPA2
  • Compatibilidade: Android 4.1 e superior; iOS 7.0 e superior; Windows 7 e superior; Mac OS 10.7 e superior; Chrome OS (em um Chromebook executando o Chrome 28 e superior)

Design

O Chromecast Audio mantém o formato circular do seu irmão com HDMI, mas tem algumas diferenças no visual. A primeira delas é a estilização que lembra um disco de vinil. Aqui também não há um cabo integrado, mas uma entrada para um cabo de 3,5 milímetros que já vem incluso. A mudança no visual é muito bem-vinda, especialmente se considerarmos que o primeiro Chromecast parecia um pendrive com esteroides.

Google Chromecast Audio

O que vem na caixa?

  • Chromecast Audio;
  • Cabo de áudio;
  • Cabo de alimentação USB;
  • Fonte de alimentação.

Funcionamento

O funcionamento do Chromecast Audio segue o padrão de simplicidade dos dispositivos dessa linha. No caso deste modelo, em vez de uma interface HDMI, é necessário conectar o cabo de áudio em uma entrada de 3,5 mm. Também é possível usar caixas de som com entradas digitais óticas e RCA, mas é preciso adquirir os cabos separadamente.

A vantagem é que todo processamento acontece no próprio Chromecast

Depois que tudo estiver conectado, é só configurar o Chromecast no seu aparelho conectado à mesma rede e transmitir o áudio. A vantagem aqui é que todo processamento acontece no próprio Chromecast, permitindo que o dispositivo conectado seja utilizado para outra atividade. Dá para colocar uma playlist do Spotify para tocar e usar o smartphone para navegar nas redes sociais, por exemplo.

Melhorias

O Chromecast Audio traz as mesmas melhorias de seu irmão com interface HDMI. Além do suporte dual-band com redes de 5 GHz, o padrão WiFi AC também é compatível. Isso significa uma velocidade maior na troca de dados entre o dispositivo e o roteador, resultando em mais rapidez e fluidez na transmissão.

Google Chromecast Audio

O Chromecast Audio também tem suporte a conexão múltipla, podendo enviar a mesma música para várias caixas de som ao mesmo tempo. A lista de compatibilidade também é bastante extensa, sendo possível compartilhar áudio a partir de aparelhos Android, iOS ou computadores com Windows, Mac OS e Chrome OS.

Vale a pena?

O Chromecast Audio tem uma proposta bem definida, o que pode ser considerado um problema. Esse é um dispositivo que transmite apenas áudio, sem nada de vídeo. Portanto, ele pode ser um grande aliado na hora de montar o seu sistema de som inteligente, mas não faz mais do que isso.

Esse é um dispositivo que transmite apenas áudio, sem nada de vídeo

Caso você esteja pensando em comprar o seu primeiro Chromecast, vale a pena considerar a versão com interface HDMI, especialmente porque elas possuem o mesmo preço. Caso você tenha o dispositivo de primeira geração, a compra do Chromecast Audio pode ser válida para completar a sua experiência se você tiver os equipamentos certos.

No Brasil, os novos Chromecasts chegaram por um preço bem salgado, o que deve afastar ainda mais os consumidores. Porém, é possível encontrá-los por preços mais baixos, o que acaba se tornando uma boa solução para amantes de música.

O que você achou do Chromecast Audio, o dispositivo de streaming de música da Google? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.