CES 2017: Sennheiser anuncia fone capaz de gravar e reproduzir áudio em 3D

2 min de leitura
Imagem de: CES 2017: Sennheiser anuncia fone capaz de gravar e reproduzir áudio em 3D

Reprisando o tema básico de sua participação no evento no ano passado, a Sennheiser compareceu à CES 2017 disposta a provar que dispositivos mais acessíveis e simplificados com potencial de gravar áudio em 3D vieram para ficar. Se em 2016 o astro da feira realizada em Las Vegas foi o Ambeo VR Mic – um microfone especializado na captura tridimensional de sons –, agora o papo chega a um novo patamar graças ao Ambeo Smart Surround: um par de fones de ouvido capaz de reproduzir e registrar esse tipo de áudio.

A ideia da renomada fabricante alemã com o lançamento parece ser utilizar as boas e velhas técnicas de captura de áudio binaural para equipar cada lado do fone e simular com bastante fidelidade o modo como as pessoas ouvem normalmente os sons. Como a ponta esquerda e a direita do gadget contam com um microfone embutido, a teoria é que a combinação dos dois canais consegue criar um arquivo com muito mais imersão e densidade sonora. Como é, acha que esse recurso só é realmente útil em casos bem específicos? Melhor pensar de novo.

Microfone fica na parte exterior de cada um dos lados do fone de ouvido

Com as produções de realidade virtual e vídeos em 360º se tornando cada vez mais populares e aparecendo em uma infinidade de plataformas online e offline, o registro e a reprodução de sons totalmente 3D acaba se tornando algo essencial para criar um ambiente mais confortável e realista. O próprio Andreas Sennheiser, co-CEO da empresa, acredita que esse é um nicho a ser explorado, já que o público está progressivamente mais acostumado a produzir e consumir conteúdo com experiências visuais incríveis, mas com um som que ainda fica a dever.

O Ambeo Smart Surround conversa com alguns dos aparelhos mais populares da atualidade

Assim como há no mercado uma boa oferta de produtos acessíveis e voltados para o público final quando o assunto é capturar vídeos de todos os estilos – de materiais de altíssimas resoluções a clipes esféricos –, a expectativa da alemã é suprir essa demanda pelo registro imersivo de sons ao usuário comum. Assim, para dar o pontapé inicial nessa empreitada, a Sennheiser fez com que o Ambeo Smart Surround conversasse com alguns dos aparelhos mais populares da atualidade: os smartphones.

Fone pode ser conectado diretamente no seu dispositivo móvel

Como o brinquedinho tem tanto um conector USB Tipo-C quanto um Lightning, o fone de ouvido pode ser facilmente acoplado aos celulares mais recentes com Android ou iOS e utilizado em praticamente qualquer lugar. De acordo com o anúncio da companhia no evento norte-americano, o acessório – que está em exibição nos saguões da CES – estará disponível no mercado a partir do segundo semestre deste ano, mas ainda não se sabe o quanto ele vai custar. Será que o projeto vai vingar e levar a captura de áudio 3D a uma nova fase?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.