Controle remoto facilita acesso a qualquer dispositivo

1 min de leitura
Imagem de: Controle remoto facilita acesso a qualquer dispositivo

Sabe aquela hora que você quer mexer no home theater mas só consegue achar o controle remoto da tevê? Quando precisa de um acesso mais fácil para seu Chromecast ou serviço de streaming musical na sala e fica se batendo para mudar de atração via celular? Com tanta coisa conectada atualmente, esses problemas ficaram ainda maiores. Eis que surge o Sevenhugs Smart Remote, uma solução aparentemente boa, em demonstração na CES 2017: um gadget com tela sensível ao toque que rastreia movimentos e serve para vários tipos de aparelhos.

O funcionamento é bem simples: basta você mirar para qual equipamento pretende enviar comandos e o display muda conforme as necessidades do contexto. Por exemplo, se você apontar para a tevê, estarão ali as opções de canal e volume; se for uma central de luz inteligente, a tela exibe outras alternativas, de acordo com as funcionalidades de cada produto — câmeras, alto-falantes, ventiladores, termostatos, até serviços como Uber e IFTTT.

É possível até mesmo customizar a experiência, com o suporte de WiFi, Bluetooth ou conexões compatíveis com ondas infravermelhas. Ou seja, se você conseguir, pode até colocar um abridor automatizado na janela ou porta da sua casa.

É magia? Não, é tecnologia

Qual é o segredo por trás desse equipamento, que provou ser funcional e não apresentou falhas durante a feira? Bem, o Sevenhug Smart Remote trabalha com acelerômetro e giroscópio, em conjunto com três sensores espalhados por onde você precisar, para “mapear” o ambiente.

Os rastreadores são alimentados por bateria com autonomia de até dois dias de uso normal e o controle remoto universal precisa de uma pilha convencional, AAA, ou carga via USB-C. Essa não é a primeira iniciativa nesse sentido, entretanto, pode ser uma das mais úteis para você comandar toda a tecnologia do local.

Criado em novembro do ano passado via crowdfunding, o gadget completo, com as três caixas, deve custar em torno de US$ 299 em seu lançamento, nos próximos meses.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.