Ellipse: uma trava smart que promete muito mais segurança para sua bike

1 min de leitura
Imagem de: Ellipse: uma trava smart que promete muito mais segurança para sua bike

As bicicletas estão ganhando cada vez mais espaço nas ruas de todo o mundo. Apesar de isso ser muito legal, é preciso ter a consciência de que isso está despertando o interesse de ladrões, que não perdem a chance de levar uma bike nova para casa. E tem horas que parece que não existe um único cadeado que seja capaz de pará-los.

Mas várias empresas estão tentando fazer com que os ladrões tenham a vida mais difícil, com novas soluções para quem precisa prender a bicicelta na rua em algumas situações. Um bom exemplo é a Lattis, que acaba de apresentar a sua trava inteligente Ellipse na CES 2017.

O dispositivo funciona como outras travas em U — ou U-Lock, no nome em inglês —, mas com mais opções de conexão. Em vez de chaves, a trava é desbloqueada por meio de uma conexão Bluetooth com smartphones cadastrados. Pela mesma conexão, a trava ainda pode emitir alertas caso alguém mexa na sua bike, por exemplo.

O mais legal é que a trava não precisa ser recarregada em tomadas, pois conta com um pequeno painel solar capaz de fazer com que as baterias dele sejam carregadas automaticamente. Outro recurso bem legal é um sistema "find my bike", que permite aos consumidores encontrarem suas bikes com mais rapidez, caso se esqueçam de onde deixaram as magrelas.

Além de ser conectado a smartphones para destravar e emitir alertas de roubo, a Ellipse ainda conta com carregador solar integrado para estar sempre disponível.

As travas Ellipse já estão à venda nos Estados Unidos e podem ser adquiridas pelo valor de US$ 200 (R$ 643). Ainda não há informações sobre uma possível expansão da distribuição para outros países.

Compartilhamento de bikes

Em algumas cidades dos Estados Unidos, a empresa está testando também um sistema de compartilhamento de bikes por meio da trava. Os consumidores que quiserem alugar as bicicletas podem se cadastrar em um sistema e então destravá-la pelo app em alguns postos específicos. Depois é só deixar a magrela em outro posto e travar novamente. Algo que já acontece com locadoras de carros por lá.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.