Tudo sobre o Zenfone AR, o smartphone preparado para realidade aumentada

1 min de leitura
Imagem de: Tudo sobre o Zenfone AR, o smartphone preparado para realidade aumentada

O aparelho será o primeiro no mercado com 8 GB de memória RAM e o primeiro dispositivo a ser comercializado que apresenta suporte para a tecnologia Tango de realidade aumentada

A Asus revelou nessa quarta-feira (4) em sua apresentação na CES 2017 dois novos smartphones: o Zenfone 3 Zoom – sobre o qual já falamos tudo aqui – e o Zenfone AR, um dispositivo especializado em realidade virtual e aumentada. Com especificações poderosíssimas, o dispositivo foi apresentado ao público pelo chairman da Asus Johnny Shih com a ajuda de Cristiano Amon, vice-presidente executivo da Qualcomm.

Funcionando com processador Snapdragon 821 da Qualcomm, o Zenfone AR vai ser pioneiro entre os smartphones em duas frentes: o aparelho será o primeiro no mercado com 8 GB de memória RAM e o primeiro dispositivo a ser comercializado que apresenta suporte para a tecnologia Tango de realidade aumentada, desenvolvida pela Google.

Poder visual!

É óbvio que tanta exigência gráfica para executar aplicações que abusam de imagens tridimensionais e das funcionalidades de realidade virtual e aumentada só pode ser viável com um processador poderoso como o Snapdragon 821. Para que tudo isso funcione sem superaquecimento – que pode danificar o dispositivo e comprometer seu desempenho –, o Zenfone AR vai utilizar um sistema especial de resfriamento feito com vapor.

O dispositivo vai fazer uso exato de componentes de processamento ou uma combinação deles para uma tarefa específica

Outra novidade apresentada pelo aparelho é o que os executivos chamaram de “heterogeneous computing”, ou computação heterogênea. Isso significa que o dispositivo vai fazer uso exato de componentes de processamento ou uma combinação deles para uma tarefa específica, evitando processos desnecessários que possam comprometer o desempenho do smartphone.

Além de tudo isso, o Zenfone AR apresenta suporte para Daydream – a plataforma de realidade virtual criada pela Google –, sistema de câmera TriCam com 23 megapixels, tração de movimento, câmera com sensores de profundidade, tela de 5,7 polegadas AMOLED WQHD e sistema operacional Android 7.0 Nougat. Seu lançamento está previsto para o segundo trimestre de 2017 e não foram revelados preços para os dispositivos.

Especificações técnicas

  • Tela: 5,7 polegadas AMOLED WQHD
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 821
  • Memória RAM: 8 GB
  • Câmera: 23 megapixels com sistema TriCam, tração de movimento e sensores de produndidade
  • Sistema operacional: Android 7.0 Nougat

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.