LG apresenta robôs que servem como assistente doméstico e guia de aeroporto

2 min de leitura
Imagem de: LG apresenta robôs que servem como assistente doméstico e guia de aeroporto

A LG apresentou nessa quarta-feira (4) na CES 2017 um robô assistente doméstico capaz de ser interligado com outros eletrodomésticos da empresa sul-coreana, como fogões, aspiradores e máquinas de lavar roupa. Ainda não foram reveladas muitas informações sobre o dispositivo, que se chama LG Hub Robot, mas sabe-se que ele utiliza a assiste de voz Alexa, da Amazon, para demonstrar habilidades como informar sobre o clima e tocar músicas.

O pequeno robô é branco e possui uma tela preta que, além de servir como o “rosto” do dispositivo, pode ser usada para visualizar imagens e vídeos. Utilizando sensores, o LG Hub Robot vai sempre virar-se para “encarar” o dono e toda vez que alguma música for tocada, o pequeno assistente vai se balançar no ritmo.

Com isso, a LG pretende dar mais um passo na direção das casas inteligentes, utilizando sistemas de inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT). O robô possui uma base fixa e pode fazer leves movimentos no lugar, interagindo com os donos, além de expressar sentimentos diversos através da tela que funciona como rosto do assistente. Comandos de voz poderão controlar o ar condicionado e diversos outros eletrodomésticos da casa que forem conectados ao assistente.

Casa automatizada

Sua movimentação limitada, porém, é utilizada como linguagem corporal para responder perguntas simples, balançando a “cabeça” para frente ou para os lados. Com seus sensores, o LG Hub Robot percebe o comportamento dos moradores da casa e entende se estão em atividade na residência, se estão fora ou mesmo dormindo. Ele também é capaz de reconhecer diferentes rostos e pode ser configurado para reagir de maneira personalizada quando encontra cada pessoa.

A parceria com a Amazon, além de disponibilizar a assistente Alexa nos dispositivos sul-coreanos, deve ajudar a implementar serviços de delivery de alimentos e outros produtos

A ideia é que o LG Hub Robot seja posicionado em locais de comum acesso da casa, como salas de estar ou mesmo a cozinha, onde ele pode verificar todo o perímetro e interagir com seus donos. A LG deve apresentar em breve pequenos “ajudantes” para o robô, que podem ser instalados em outros cômodos da residência para interagir com o assistente.

A parceria com a Amazon, além de disponibilizar a assistente Alexa nos dispositivos sul-coreanos, deve ajudar a implementar serviços de delivery de alimentos e outros produtos através do LG Hub Robot usando apenas comandos de voz simples.

Robôs em casa e nos aeroportos

Imagine receber informações de um robô dentro de um aeroporto quando estiver perdido ou tiver alguma dúvida. É o que está prestes a acontecer no aeroporto internacional de Seul, na Coreia do Sul. A LG vai instalar um robô-guia capaz de dar informações em quatro idiomas: inglês, coreano, japonês e chinês.

Além do guia, a LG também está levando para o aeroporto de Seul um robô aspirador capaz de limpar todo tipo de piso

Para isso, basta o viajante escanear sua passagem para que o robô o ajude com informações sobre o local de embarque, o horário previsto do voo e se existe algum tipo de atrase, além de outros dados. Em casos mais “graves”, o simpático e prestativo robô pode até acompanhar os passageiros perdidos até seu portão de embarque.

Além do guia, a LG também está levando para o aeroporto de Seul um robô aspirador capaz de limpar todo tipo de piso. Para isso, ele está munido com o que há de mais avançado em sensores e câmeras para realizar o trabalho com eficácia e mantendo a segurança de todos os transeuntes ao seu redor.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.