'Smart é passado': LG mostra eletrodomésticos com deep learning na CES 2017

2 min de leitura
Imagem de: 'Smart é passado': LG mostra eletrodomésticos com deep learning na CES 2017

Já na primeira conferência realizada durante a CES 2017, a LG decidiu mostrar todas as novidades de sua linha de eletrodomésticos Signature — considerados os dispositivos top de linha da marca coreana para o segmento de Home Appliance. E neste ano, a companhia foi muito além do que já se esperava para os dispositivos "smart" — um conceito usado para descrever, basicamente, aparelhos que se conectam à internet para permitir comandos a distância.

A partir de agora, os dispositivos domésticos da LG podem contar com nada menos do que deep learning — fazendo a identificação de padrões de consumos para criar sistemas de fornecimento de recursos e também compreendendo os ambientes em que estão inseridos. Eles podem ser conectados à nuvem para que esses comportamentos possam ser melhorados com base em uma análise mais profunda dos dados obtidos. Veja quais são esses novos aparelhos!

InstaView Refrigerator

A nova geração das geladeiras InstaView traz o mesmo design que já estávamos acostumados a ver. Ela tem tela Full HD de 29 polegadas que funciona como um tablet e permite a conexão à internet para ver receitas, conferir notícias e preços, por exemplo. É também por ela que os usuários podem acessar lojas digitais e saber o que existe dentro do aparelho sem que seja necessário abrir a porta — graças a um sistema que mostra todos os detalhes na tela já mencionada.

A geladeira também é capaz de avisar quando algum produto está vencendo e utiliza o sistema Alexa da Amazon para ser ativada por voz. Já na área do "deep learning", o aparelho pode identificar os padrões de consumo dos moradores para criar ciclos de refrigeração durante o dia, reduzindo a energia gasta durante as horas em que a geladeira não será aberta, por exemplo.

Ar-condicionado

Um novo aparelho condicionador de ar da LG com deep learning também foi mostrado durante o evento. Esta novidade é bem legal para quem possui várias saídas de ar na residência, pois permite que sejam enviados mais ou menos recursos para locais com maior ou menor concentração de pessoas, respectivamente.

Lavadoras de roupa

Outra novidade bem legal está nas lavadoras de roupas, que também puderam se aproveitar de algoritmos mais completos para levar maior qualidade às lavagens. Em ciclos mais pesados com roupas mais sujas, por exemplo, o aparelho é capaz de identificar se ainda há alguma sujeira e decidir automaticamente por uma nova lavagem, caso a primeira não tenha sido suficiente.

Robot Cleaner

O robô-aspirador da LG também foi remodelado. Além de conseguir identificar os ambientes para as limpezas automática (como já acontecia anteriormente), o Robot Cleaner também consegue aprender a diferenciar pernas de mesas e pernas de pessoas. Com isso, ele pode aprender de quais locais ele pode chegar mais perto para limpar e quais é melhor evitar e voltar depois. Exatamente: o Robot Cleaner aprendeu a não machucar pessoas e animais.

........

É claro que muito ainda pode ser desenvolvido para o deep learning nos próximos anos, mas é bem legal ver que os avanços já podem chegar às casas dos consumidores. Infelizmente, nenhum desses produtos tem previsão de vir para o Brasil e mesmo nos Estados Unidos eles devem chegar por preços bem altos. Será que algum dia essas tecnologias podem ser mais populares?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.