CES 2012: o que muda no mundo da tecnologia?

4 min de leitura
Imagem de: CES 2012: o que muda no mundo da tecnologia?

Na última semana, o Tecmundo esteve em Las Vegas (EUA) para participar da maior feira de tecnologia do mundo. A CES 2012, que aconteceu entre os dias 10 e 13 de janeiro, é conhecida por ditar os rumos da tecnologia no ano. Afinal, é lá que empresas como a Samsung, LG e Sony apresentam seus principais produtos e conceitos.

Como esperado, a CES foi invadida por impressionantes ultrabooks e tablets das mais improváveis marcas, além de tecnologias de comando de voz à la Apple Siri e telas 3D ainda melhores.

Samsung

Como grande destaque da feira tivemos a Samsung, empresa coreana que atua nos mercados de smartphones, tablets, laptops e TVs. Com um estande fenomenal, a empresa trouxe para a CES sua nova tecnologia Ultra Definition, que permite uma imagem 3D mais natural e agradável aos olhos.

Ainda no campo dos conceitos, uma tela transparente chamou a atenção em meio aos zilhões de gadgets mostrados na feira. Uma das possíveis aplicações para a tecnologia seria a Smart Windows, uma tela inteligente que torna a sua janela realmente funcional. O impressionante mesmo ficou no anúncio oficial da primeira TV Super OLED do mundo!

Outra novidade foi a TV Dual View, que mostra dois conteúdos diferentes na mesma tela. O vídeo é filtrado por meio de um óculos especial, o que permite alternar entre os conteúdos pressionando apenas um botão.

Foram apresentados ainda os novos ultrabooks Series 9 e Series 5, que oferecem um hardware potente em um visual fininho. O Galaxy Note e o Samsung Galaxy Tab de 7.7”, que já haviam sido mostrados na IFA 2011, foram reapresentados.

Se as empresas estão se especializando em determinados segmentos, a Samsung quer ser a melhor em todas as linhas, de televisores a tablets.

Sony

Quem esperava por grandes novidades da Sony se decepcionou. A empresa reapresentou o PlayStation Vita e seu tablet – apesar de ninguém ouvir falar dele em lugar algum, a Sony nos garantiu que o produto é um sucesso de vendas.

No estande, havia ainda algumas telas 3D padrões, mas nada que realmente impressionasse. Os head mounted displays, também já mostrados na IFA 2011, divertiam os visitantes, mas não trouxeram nada de realmente novo ao mundo da tecnologia.

LG

Com forte presença no mercado de televisores, a LG apresentou uma TV OLED de 55” que possui apenas 4 mm de espessura. Além disso, foi demonstrada uma tecnologia conceito de controle para a TV, que permite trocar de canais ou desligar o aparelho usando comandos de voz ou gestos.

Presente em uma TV de 84”, o 3D Ultra Definition 4K surpreendeu os visitantes da feira e garantiu ao televisor o título de melhor produto da feira por parte de grandes veículos internacionais e do Tecmundo. A TV 4K da LG já estava na IFA 2011, no último mês de setembro, mas marcou presença novamente na CES, encantando pelos detalhes incríveis da imagem.

O LG Spectrum, smartphone da marca, tem como principal característica a tela True HD IPS, que oferece imagens nítidas e com belíssimas cores.

Outro destaque da empresa fica por conta dos eletrodomésticos inteligentes, capazes de se integrar com smartphones e laptops, recebendo e enviando comandos pela rede.

Motorola

Nossa esperança é que a Motorola esteja guardando suas novidades para a MWC 2012, que acontece em Barcelona a partir do dia 27 de fevereiro. Afinal, sua presença na CES foi outra decepção.

A empresa trouxe o já conhecido MotoActv, sistema que controla atividades físicas e alguns modelos de smartphones já conhecidos. A única novidade foi o Droid RAZR MAXX, versão turbinada do Droid RAZR que oferece 21 horas de bateria – e uma carcaça mais gordinha, consequentemente.

Microsoft

Em seu último ano de CES, a Microsoft resolveu apenas cumprir a tabela. Sem nem uma mísera novidade, a empresa demonstrou o poder do Kinect, a versatilidade do Windows Phone e havia um estande até para o Hotmail!

Se todos aguardavam por novidades sobre o Windows 8 no keynote de Steve Ballmer, CEO da empresa, tudo o que ele fez foi redemonstrar o que já sabíamos. Com uma atitude digna de “tio do pavê” e piadinhas ruins, Ballmer largou os bets e deixou claro que a Microsoft não quer mais saber de CES.

Polaroid

Fechando a lista da depressão tecnológica, temos a Polaroid. Não contente em se apoiar sobre um modelo de câmera que não é mais produzido há anos, a empresa resolveu apostar nos tablets, trazendo para feira uma linha de gadgets horrorosa e sem pé nem cabeça.

E a câmera Android? Bom, essa foi apenas uma tentativa não muito bem sucedida de sair do buraco.

Tecnologias que impressionaram

Além dos gadgets, conceitos e novas tecnologias também ocuparam os pavilhões da CES. A HzO demonstrou como tablets e smartphones podem passar dias debaixo d’água sem sofrer danos. Já no estande da KIA e da Mercedes, pudemos ver como serão os painéis dos carros dentro de alguns anos: amplamente interativos.

Na PrimeSense, era possível provar roupas virtualmente, com um sistema que reconhecia o seu corpo e permitia controlar as funções na tela utilizando apenas gestos.

O que muda?

Smartphones com telas maiores e tablets com telas menores. Não é a toa que o Galaxy Note já está aí, autodenominando-se híbrido. A tendência apresentada pela CES 2012 é a de portabilidade e versatilidade.

Chega de gadgets-trambolhos que só realizam uma função. Quanto menor e mais poderoso for o eletrônico, maiores são as chances de ele se dar bem no mercado. E isso, de uma vez por todas, estabilizou-se como tendência de mercado. Em termos de conceitos, o controle por meio de voz e gestos teve uma forte presença no evento. Afinal, quem gosta de controles?

Apesar de não trazer nada de fato revolucionário, a CES 2012 mostrou a evolução natural da tecnologia e tornou mais cristalinos os rumos a serem tomados por grandes empresas de tecnologia este ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.