Por que laptops 3D sem óculos são uma porcaria - pelo menos por enquanto

2 min de leitura
Imagem de: Por que laptops 3D sem óculos são uma porcaria - pelo menos por enquanto
Avatar do autor

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Você se lembra daqueles disquinhos que vinham nos pacotes de salgadinhos, os tazos? Alguns deles tinham uma leve intenção de serem 3D. Isto é, à medida que você virava o disco, a imagem "mudava".

É com um efeito semelhante, chamado de barreira paralaxe (ou parallax), que o 3D sem óculos é feito hoje. Já presente em alguns gadgets, como o famoso Nintendo 3DS, essa tecnologia quer invadir os laptops, como pudemos ver durante a CES 2012, no estande da LG.

Barreira Paralaxe, a real solução?

O laptop A540 testado tem uma tela de 15.6" Full HD, funciona com um processador Intel Core i7 e deixa seu processamento gráfico nas mãos de uma NVIDIA GeForce GT555M. Avaliamos a qualidade do 3D sem óculos da LG a partir de um vídeo de aproximadamente 4 minutos que nos foi mostrado.

A qualidade das cores, por exemplo, é inquestionável. No entanto, o 3D, foco do nosso teste, deixou bastante a desejar. O efeito é bastante "fake" e não há naturalidade nas passagens de cena. Em alguns momentos, objetos tiveram a intenção de "saltar" na tela, mas o resultado não foi muito bom.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Além disso, a textura da tela, devido à barreira paralaxe, é esquisitíssima e atrapalha bastante na navegação. No caso do 3DS, isso é praticamente imperceptível, porém, devido ao tamanho da tela do laptop, a textura incomoda muito.

Há profundidade de imagem e essa intenção de elementos saírem da tela. No entanto, as cenas não são naturais e o 3D incomoda os olhos. Ao fim do vídeo, nossos olhos já estavam cansados, o que acontece também quando assistimos a filmes no 3D com óculos ativos.

Sem óculos vs. Com óculosAssistimos ao mesmo vídeo do laptop nesta TV 3D da LG com óculos. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para comparar a qualidade do 3D com e sem óculos, aproveiteamos uma TV 3D da LG com óculos que estava rodando o mesmo vídeo apresentado no laptop. A diferença é gigantesca. As cenas eram muito mais naturais, sem perder a noção de profundidade. O objeto que vinha para fora da tela, um peixe pulando dágua, no caso deste vídeo, era realmente destacado e perceptível. Tudo muito diferente do que foi visto no laptop com 3D sem óculos.

Oferecer laptops com 3D à base de barreira paralaxe é uma boa iniciativa da indústria, já que os óculos, por mais leves que sejam, são extremamente chatos de se usar. Contudo, essa tecnologia ainda está engatinhando e ainda há muito para melhorar. Portanto, não espere jogar um fps em 3D sem precisar de óculos pelo menos nos próximos meses.

Por que laptops 3D sem óculos são uma porcaria - pelo menos por enquanto