Diário de bordo: CES 2011, dia 4

5 min de leitura
Imagem de: Diário de bordo: CES 2011, dia 4

The Venetian, o hotel que abriga os estandes de áudio.

Quarto dia em Las Vegas, terceiro dia de feira e nós ainda não conseguimos percorrer os mais de cem mil metros quadrados da CES 2011. Deixando de lado o Las Vegas Convention Center, principal complexo de pavilhões, hoje foi dia de conhecer o The Venetian, charmoso hotel que traz um pedacinho de Veneza para dentro de Vegas.

Nas salas de convenção, empresas voltadas para sistemas de áudio e home theather demonstraram caixas acústicas e soluções inteligentes para que o som que entra pelos seus ouvidos seja o mais limpo e surpreendente possível. Em meio às empresas voltadas para o áudio, encontramos um pequeno estande da taiwanesa Asus. 

Notebooks da Asus.

Estavam expostos alguns modelos novos de notebooks para jogos e "business", placas-mãe e três modelos do tablet Eee Pad - um deles, com teclado acoplado. Essa alternativa nos pareceu bastante estranha, já que a digitação em teclado virtual está cada dia mais confortável, mas não deixa de ser uma opção para aqueles que preferem digitar em teclas físicas.

Ainda na sala da Asus, uma pequena vitrine chamou a atenção: os protótipos "Iris" contam com telas flexíveis e finas como um papel que prometem revolucionar a leitura digital. Mais que um e-reader, o primeiro modelo "Iris" promete ser o verdadeiro jornal eletrônico. Os outros dois gadgets, com formatos estranhos, logo ao lado, prometem funcionar como um simples despertador, mas com o luxo de fazer projeções em 3D. Assista, no vídeo abaixo, a uma demonstração conceitual dos produtos (a partir do minuto 1:00).

A vontade de entrar em cada uma das salas de convenção do The Venetian e testar os poderosos sistemas de áudio era grande, mas o tempo, como sempre, é curto. Com uma rápida passada pela Onkyo, uma das melhores empresas na área de home theather, partimos para o Las Vegas Convention Center, para terminar de vasculhar os pavilhões. Mas antes disso, outra aventura.

Já nem sabemos mais quantas horas foram gastas tentando achar o caminho certro dentro dos hotéis e da feira. Nos perdemos novamente, tentanto encontrar a saída para a rua, e fomos parar... dentro de uma feira erótica! De repente os geeks e executivos que costumam passear pela CES deram vez a mulheres com pouca roupa e estandes que traziam gadgets um pouco diferentes daqueles com que estávamos acostumados na CES. Meia volta e corremos procurar o caminho certo. Ali não era o nosso lugar.

Fomos parar em uma feira erótica!

Além do Monorail, outra opção para se locomover pelos hotéis e pavilhões da CES é uma frota de ônibus que leva você de um lugar ao outro gratuitamente. O sistema funciona maravilhosamente bem, com filas grandes, mas organizadas e ônibus que saem de dez em dez minutos para facilitar a vida dos visitantes. Pois bem, pegamos um ônibus para ir do The Venetian até o Las Vegas Convention Center e, chegando lá, foi só olhar para o lado para encontrar o gadget mais legal do dia.

No estacionamento, a GM montou um estande para demonstrar o En-V, seu carro elétrico, construído em parceria com a Segway. Em um evento destinado à imprensa, conseguimos andar em um desses bichinhos! O En-V suporta até duas pessoas, não tem bagageiro e atinge uma velocidade máxima de 50km/h. O mais divertido fica por conta de sensores, que evitam colisões com pedestres e permitem que o carro venha até você com o clique de um botão.  

En-V, os carros elétricos da GM.

Imagine a seguinte situação: você foi ao shopping e estacionou seu carro. Na volta, você está cheio de sacolas e não quer ir até lá para buscá-lo. Tudo bem, apertando um botão, o En-V vem automaticamnete até você - e não bate em nenhum obstáculo devido ao sistema de sensores. Apesar de ainda ser um protótipo, o carrinho é sensacional!

Depois de quase uma hora nos divertindo com os carros En-V, era hora de entrar no pavilhão sul e ver o restante dos estandes, que ficaram esquecidos no primeiro dia. Sem grandes nomes, o andar inferior do pavilhão era tomado por pequenas empresas que traziam produtos incríveis, como esta linha de mouses-carro, para quem não quer desgrudar dos carrões nem mesmo na hora de navegar no computador.

Não é para gamers, mas dá conta do básico.

Nós já falamos da Kitara, a guitarra completamente digital, aqui no Baixaki. Neste terceiro dia de feira, tivemos a chance de conferir sua performance ao vivo e acreditem: é impressionante. No lugar das cordas, uma tela sensível ao toque e, no braço da guitarra, botões. Mais de setenta anos após a criação da guitarra elétrica, estava mais que na hora de inovar!

O guitarrista que estava fazendo a demonstração - um músico que parecia ser realmente bom e que já trabalhou com grandes artistas como Avril Lavigne - contou-nos que a adaptação ao instrumento é bastante rápida e a grande vantagem está nas possibilidades de criação de som: você pode contar com uma quantidade imensa de combinações, instrumentos e sons.

Em vez de cordas, botões e touchscreen.

O lançamento do produto é esperado para este ano e, de acordo com o pessoal da Misa Digital, empresa responsável pela criação do instrumento futurista, a quantidade de pré-compras e reservas é absurda e a procura aumenta a cada dia - inclusive por parte de brasileiros, disse-nos a assessora de imprensa.

Vimos ainda dezenas de invenções robóticas bastante evoluídas e um investimento extenso em energia verde. É muito legal ver que as empresas pequenas também têm a chance de mostrar seus trabalhos durante a CES - e as experiências não são menos importantes que aquelas apresentadas por grandes marcas.

Robôs passeavam em meio aos visitantes.

Chega de CES - pelo menos por hoje! Saímos da feira e fomos direto para o Bellagio, um dos hotéis-cassinos mais famosos de Las Vegas, para assistir ao espetáculo das águas. Mas antes de chegar à maravilha das águas, caminhamos pelo verdadeiro espetáculo da decoração do hotel. Tudo é construído com um luxo sem tamanho: a construção é belíssima, a decoração é caprichada e o ambiente é de tirar o fôlego. Sem sombra de dúvidas, Bellagio e o The Venetian são os hotéis mais bonitos e suntuosos de Las Vegas.

Voltando para o show de águas, digo sem sombra de dúvidas: é uma das coisas mais lindas que eu já vi em toda a minha vida. O hotel, na parte da frente, tem um grande lago artificial e, todos os dias, a cada meia hora, acontece este show de águas. Os jatos literalmente dançam ao som de uma música e encantam os turistas. O espetáculo superou nossas expectativas; foi de arrepiar!

Amanhã é o último dia da CES 2011 e a missão é correr para conseguir mais algumas fotos e vídeos da feira. O Baixaki traz o melhor da CES para você! Fique ligado!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.