Como excluir contatos duplicados em sua agenda do Android, iOS e WP

2 min de leitura
Imagem de: Como excluir contatos duplicados em sua agenda do Android, iOS e WP
Imagem: Reality Shift Counselling
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Que atire a primeira pedra quem nunca fez bagunça na agenda de contatos de seu smartphone. A coisa mais fácil do mundo é encontrar registros duplicados no celular – às vezes, você se esquece que já cadastrou aquele número e o insere novamente, criando assim uma série de informações inúteis.

Felizmente, existem formas simples de resolver em problema caso você esteja usando um dos três principais sistemas operacionais do mercado: o Android, o iOS ou o Windows Phone/Windows 10 Mobile. Os dois primeiros SOs contam com aplicativos gratuitos capazes de automatizar essa tarefa; no WP a coisa é um pouco mais complicada, mas basta um pouquinho de paciência e seguir os passos descritos abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No Android

O sistema operacional da Google possui centenas de aplicativos gratuitos que ajudam você a excluir contatos duplicados – logo, é também o mais simples nesse quesito. Um dos principais softwares que você pode baixar na Google Play para essa finalidade é o Duplicate Contacts, que é extremamente leve (pesa menos de 1 MB) e funciona em qualquer aparelho com Android 2.2 ou superior.

Não há segredos na utilização do app. Ao abri-lo, ele automaticamente faz uma varredura na sua agenda e encontra todos os contatos duplicados. Essas réplicas são apresentadas em uma lista, devidamente assinaladas com uma marquinha azul. Confira se está tudo certo e toque em “Delete selected”. Vale observar que o Duplicate Contacts faz um backup automático dos contatos apagados em um arquivo VCF em seu cartão SD, caso queira reverter a ação.

No iOS

A quantidade de aplicativos destinados a remoção de contatos duplicados é menor no iOS, mas ainda assim é possível encontrar uma variedade satisfatória. Um dos melhores é o Cleaner, que é muito fácil de usar e tem uma interface totalmente em português. Você pode instalá-lo em qualquer iGadget que seja equipado com o iOS 7.0 ou superior. Embora o software tenha algumas microtransações, ele já é extremamente útil em sua edição gratuita.

Assim como o Duplicate Contacts, o Cleaner verifica sua agenda no mesmo instante em que ele é aberto e já contabiliza o número de contatos replicados. Contudo, em vez de deletar as réplicas, ele sugere que você mescle os registros em apenas um. Dessa forma, o usuário consegue “misturar” contatos do iCloud com os do Gmail e Outlook, por exemplo. O software também consegue fazer backups da sua agenda (e armazená-los em segurança na nuvem).

No Windows Phone

Como dissemos anteriormente, o Windows Phone (e também o novo Windows 10 Mobile) é o SO mais complicado para quem deseja manter sua agenda sempre organizada. Não encontramos aplicativos que automatizam essa tarefa, logo, será necessário fazer a limpeza através do seu desktop, usando o website People (clique aqui para acessá-lo). Faça login usando as mesmas credenciais que você utiliza no smartphone. Será possível visualizar toda a sua lista de contatos.

Em seguida, clique no menu “Gerenciar” e selecione a opção “Limpar contatos”. O serviço vai apresentar todos os contatos duplicados e você pode assinalar aqueles que deseja mesclar ou não. Após fazer suas escolhas, clique em “Limpar” e aguarde alguns minutos – dependendo da quantidade de informações replicadas na sua agenda, o processo pode ser um pouco demorado.

Android vs iOS vs Windows Phone Comente qual é o seu favorito no Fórum do TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.