Saiba quanto os principais smartphones desvalorizaram no Brasil [tabela]

2 min de leitura
Imagem de: Saiba quanto os principais smartphones desvalorizaram no Brasil [tabela]

Você se lembra quanto custava o seu smartphone favorito no dia em que ele chegou ao Brasil? E quanto ele está custando agora? São bem grandes as chances de haver uma variação grande nos valores observados nestes dois momentos. Mas será que existe alguma forma de fazermos uma análise completa de como essa desvalorização acontece no decorrer do tempo? Existe sim!

Hoje, nós separamos alguns dos smartphones mais populares do mercado e fizemos uma análise com os preços do lançamento, menor preço observado hoje e menor valor já visto — utilizando a plataforma Zoom para fazer essas comparações. Está curioso para saber mais sobre isso? Pois todos os detalhes estão na tabela acima e você pode conferir um pouco mais sobre isso adiante.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As maiores porcentagens

Como você pode ver, os aparelhos que mais sofreram desvalorização desde o lançamento foram o Lumia 640 da Microsoft (37,5%) e o Samsung Galaxy S6 (36,7%). A diferença de preços chega passa dos R$ 1 mil no caso do Galaxy, sendo que o aparelho está no mercado brasileiro há apenas quatro meses. No caso do Lumia 640, o período é de apenas um mês a mais e já representa R$ 300 de “desconto”.

No outro extremo, temos os iPhones — aparelhos que menos perdem valor de mercado desde o lançamento. O iPhone 6 caiu apenas 0,6% desde a chegada ao mercado (em novembro do ano passado), enquanto o iPhone 6 Plus teve reduções de 7,6%. Costumeiramente, somente quando a geração seguinte dos aparelhos chega é que a Apple reduz o valor dos smartphones.

O Android desvaloriza mais?

Você pode observar os valores dos aparelhos com Android e compará-los aos iPhones. Como você pode perceber, a variação nos smartphones com o SO da Google realmente são desvalorizados com uma velocidade muito maior do que acontece com os da Apple. Mas qual será o segredo para que isso aconteça tão brutalmente?

Quantos aparelhos com iOS existem no mercado? Somente dois! Quantos aparelhos com Android existem no mercado? Dezenas. Essas respostas é que nos mostram o principal motivo pelo qual o iPhone consegue manter o seu preço. O iPhone sempre será o iOS mais poderoso, enquanto os dispositivos Android seguem competindo com o iPhone e também entre si.

Fora isso, existe o fator de que a marca “Apple” ainda conta muito no mercado. Consumidores que optam por comprar o iPhone sabem que ele vai custar um pouco mais do que os aparelhos Android e não se importam com isso. Essa diferença pode ser observada em qualquer momento — principalmente quando vemos um período maior desde os lançamentos.

.....

Você já havia percebido como os aparelhos desvalorizam rapidamente? Pois é... Às vezes vale a pena esperar alguns meses para fazer a compra, não é mesmo?

Você compra smartphones no lançamento ou espera o preço baixar? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.