Galaxy S6 é considerado o “smartphone mais rápido do mundo”

3 min de leitura
Imagem de: Galaxy S6 é considerado o “smartphone mais rápido do mundo”
Imagem: Samsung

O site Tom’sGuide fez uma comparação interessante entre seis smartphones top de linha à venda no mercado internacional atualmente. Os participantes foram Galaxy S6, iPhone 6, One M9, G4, Nexus 6 e ZenFone 2. Vários testes foram feitos com eles, incluindo experiências que simulam o uso cotidiano do dispositivo. No fim das contas, o vencedor foi o dispositivo da Samsung, que ficou em primeiro lugar em quase todas as etapas.

Em teoria, o smartphone da coreana realmente deveria se sair melhor que os concorrentes por conta do seu poderoso processador Exynos 7420, que deixa para trás inclusive o Snapdragon 810 presente no smartphone da HTC. Esse chip da produzido pela Qualcomm tem sido duramente criticado por seus problemas de superaquecimento e corte de desempenho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

É curioso notar ainda o desempenho “ruim” do iPhone 6, que só conseguiu ficar em primeiro lugar em um teste, e ainda assim ficou empatado com o dispositivo da Samsung nessa oportunidade. Google Nexus 6 e Asus ZenFone 2 foram os últimos colocados nos testes.

Confira os resultados

Compare com as especificações e preços

Correção: Snapdragon 805 é quad-core, e não octa-core.

Os testes

O Tom’sGuide realizou uma bateria de testes nesses seis smartphones em duas fases: uma com testes técnicos, com apps de benchmarks, e outra com testes de desempenho cotidiano, com abertura de apps e desempenho em games.

Com isso, eles elegeram o “aparelho mais rápido do mundo”, o que um tanto discutível, uma vez que eles só seis modelos foram avaliados, e a equipe parte do princípio de que nenhum outro é melhor que esses. Os testes foram os seguintes:

Abertura de PDF

Foram utilizados os aplicativos padrão para abertura de PDF nesse teste. O arquivo em questão era um documento de absurdos 1,6 GB. Para saber quem abria o item antes, a equipe do site filmou em câmera lenta (240 fps) o processo de abertura de cada um deles. Confira.

Tempo de abertura de câmera

Nesse teste, os seis dispositivos tiveram que abrir o app de câmera com outros 10 itens rodando em plano de fundo, incluindo apps comuns, como Facebook, Twitter e Instagram. O LG G4 se saiu melhor nessa experiência, mas foi seguido muito de perto pelo top de linha da Samsung.

Desempenho em jogos

Para analisar qual aparelho tem a melhor performance em jogos, a equipe do Tom’sGuide utilizou o jogo Asphalt 8, da Gameloft, e avaliou a taxa de quadros por segundo exibida por cada um em suas telas. As medições foram feitas com o app GameBench. Nesse ponto, iPhone 6 e Galaxy S6 empataram com 30 fps, mas o aparelho da Samsung conseguiu 96% de estabilidade contra 94% do iPhone.

Edição de vídeo

Para avaliar o desempenho dos aparelhos ao lidar com edição de imagens em vídeo, foi utilizando o app VidTrim para converter um arquivo de 204 MB de 1080p para 480p. O aparelho da Apple não participou pelo fato de não haver um correspondente do VidTrim para iOS.

Geekbench 3

Esse benchmark avalia as velocidades de processamento da CPU, da memória RAM e da GPU, além de medir o tempo de resposta da unidade de armazenamento nativa. Os resultados são mostrados em uma média para single-core e outra multi-core.

Basemark OS II – sistema

Aqui, a capacidade de lidar com cálculos complexos é avaliada. Note que HTC One M8 com o processador Snapdragon 810 da Qualcomm fica em último, com um resultado que é praticamente a metade dos pontos do Galaxy S6.

Basemark OS II – memória

Nesse teste, a capacidade da memória é analisada através da leitura e gravação de arquivos de tamanhos variados seguidamente. Isso avalia basicamente a capacidade do smartphone de acessar arquivos locais para carregar apps e executar mídia.

3DMark – Ice Storm Unlimited

Esse teste é famoso por ser basicamente um padrão para avaliar a performance gráfica “crua” de um smartphone, sem levar em conta aprimoramentos de software.

Transferência de dados via WiFi

Para avaliar a capacidade de se comunicar com redes WiFi, todos os smartphones foram submetidos a testes com o IxChariot, que mede a velocidade de comunicação com um roteador. Todos eles ficaram a 4,5 metros do roteador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.