"SMS da Morte" é capaz de desligar celulares

1 min de leitura
Imagem de: "SMS da Morte" é capaz de desligar celulares

SMS é capaz de desligar celulares!

Pesquisadores demonstraram, em uma conferência na Alemanha, que celulares podem ser desligados ao receber certa mensagem de texto, batizada como SMS da Morte. O ataque não afeta apenas smartphones, como alguns podem pensar. O grupo de pesquisadores afirma que qualquer celular estaria vulnerável ao ataque.

Além das mensagens de texto, o protocolo SMS permite o envio de pequenos programas, chamados de binários, que podem ser executados no telefone do destinatário. As operadoras costumam usar essa funcionalidade para alterar algumas configurações no celular do cliente.

Os testes foram realizados em aparelhos das marcas Nokia, LG, Samsung, Motorola, Sony Ericsson, e Micromax, um fabricante bastante popular na índia. De acordo com os pesquisadores, embora os smartphones sejam mais vulneráveis do que os celulares comuns, eles representam apenas 16% dos aparelhos em uso.

Os pesquisadores que apresentaram o trabalho na conferência da última semana, Collin Mulliner, doutorando do departamento de Segurança em Telecomunicações da Universidade Técnica de Berlim, e Nico Golde, outro estudante da mesma instituição, decidiram atacar celulares comuns em uso. Para isso, eles configuraram uma mini-rede de celulares, usando software livre para criar uma estação base que se comunicava com os telefones. Para enviar as mensagens “da morte” sem colocar em risco outros aparelhos, eles precisaram isolar a mini-rede em uma gaiola de Faraday, capaz de bloquear sinais de rádio.

Os pesquisadores foram capazes de criar mensagens para cada modelo de telefone que analisaram e perceberam que os celulares executavam o binário sem a confirmação do usuário. Por causa da popularidade desse tipo de celular, Mulliner afirma que um ataque desse tipo poderia tirar do ar uma grande parcela dos aparelhos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.