(Fonte da imagem: Reprodução/David Mellis)

Nem todas as pessoas que precisam de um celular querem necessariamente o aparelho mais avançado do mercado, com touchscreen, processador potente e tantas funções que nem parece que o dispositivo também faz ligações. David Mellis parece ser uma dessas pessoas: o novo projeto de um dos idealizadores das placas Arduino é um aparelho extremamente simples que funciona de verdade e pode ser feito em casa.

O DIY Cellphone (a sigla significa do it yourself, ou "faça você mesmo", em português) é um projeto que permite a qualquer um montar um celular personalizado. Apesar da aparência, ele é capaz de fazer bastante coisa, como enviar e receber chamadas ou mensagens e armazenar números telefônicos e nomes de pessoas, além de mostrar as horas.

Com a sua cara

São dois modelos possíveis de serem produzidos: um com uma tela LCD antiga, como celulares Nokia jurássicos, ou o mais rústico, com um painel de caracteres vermelhos que usa apenas uma linha de caracteres numéricos.

(Fonte da imagem: Reprodução/David Mellis)

Todo o aparelho é baseado no módulo Arduino GSM Shield, que conecta o microcontrolador à internet, mas você precisa comprar também todas as outras peças e ferramentas necessárias. Mellis diz que você não precisa ser um expert em eletrônica, mas os passos não são tão fáceis assim de serem cumpridos.

Ao todo, cerca de R$ 400 são gastos no processo – e a melhor parte é que é possível personalizar totalmente a carcaça do gadget do jeito que você achar melhor, seja com partes de madeira e botões sem identificação ou paineis coloridos impressos em 3D, por exemplo. Confira na galeria abaixo algumas dessas criações e, se quiser, veja o passo a passo completo neste link (em inglês).

Cupons de desconto TecMundo: