Microsoft combate ideia de que Windows Phone tem poucos apps

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft combate ideia de que Windows Phone tem poucos apps

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na última sexta-feira (14), a Microsoft convidou blogueiros e jornalistas para um happy hour em sua sede, na cidade de São Paulo, ocasião em que o gerente geral de Windows Phone, Celso Winik, aproveitou para desmistificar a ideia de que a loja de aplicativos da plataforma móvel da empresa não possui muitos apps.

Para começar, Winik afirmou que a loja já contém cerca de 120 mil aplicativos distribuídos nas principais áreas de uso de um smartphone, como apps para mapas, finanças pessoais e outras. Apesar de a plataforma da Apple contar com cerca de 700 mil aplicativos, Winik comenta que a Microsoft possui como diferencial um rigoroso controle de qualidade dos apps disponíveis para Windows Phone, garantindo o foco na estabilidade e experiência de uso desses softwares.

Windows Phone tem 46 dos 50 apps mais populares do mundo

O processo de testes é automatizado e realizado em todos os aplicativos, antes de estarem disponíveis para download. Além disso, Winik lembrou a todos que 46 dos 50 aplicativos mais populares para Android e iOS já estão disponíveis também para Windows Phone, sendo que esse número tende a crescer ainda mais nos próximos meses.

(Fonte da imagem: Reprodução/Nokia)

Durante o evento, também foi questionada a ausência do Instagram no portfólio da Microsoft, o que pode influenciar a decisão de compra de muitos consumidores. Segundo os executivos presentes no encontro, a famosa rede social de fotografias está sendo negociada para Windows Phone e deve "chegar logo".

Jogos e integração com Xbox 360

Os jogos devem ser outro grande diferencial do Windows Phone, graças à proximidade da Microsoft de grandes empresas de games, contato que vem de longo tempo e que se fortaleceu com o lançamento do Xbox. No momento, a plataforma móvel da Microsoft já conta com mais de 100 jogos disponíveis para download e a quantidade deve aumentar em breve.

Atraso entre lançamentos globais e brasileiros

Existem diversos fatores que fazem com que alguns aplicativos estejam disponíveis antes na loja americana e, depois de algum tempo, na loja brasileira. Para começar, é importante frisar que o desenvolvedor possui a liberdade de escolher se deseja publicar o app para o mercado global ou apenas em determinados países.

Ministério da Justiça leva 40 dias para fornecer classificação etária de games (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

No início, o Brasil ainda não estava listado entre as opções disponíveis para o desenvolvedor e isso pode ter contribuído para aumentar essa disparidade entre as lojas de aplicativos. Além disso, os jogos possuem uma etapa extra, que é a necessidade de uma classificação etária, fornecida pelo Ministério da Justiça. Segundo o gerente de produtos Décio Farias, essa classificação pode levar até 40 dias para ficar pronta.

Entretanto, esse cenário tem mudado e, no futuro, esses processos se tornarão bem mais ágeis. Por enquanto, só nos resta esperar e observar o provável crescimento da plataforma, que se beneficia da integração entre os diversos produtos da Microsoft adotados pelas massas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.