Estudo diz que usuários de smartphones são mais racionais do que os de PCs

1 min de leitura
Imagem de: Estudo diz que usuários de smartphones são mais racionais do que os de PCs

Será que nós agimos de maneiras diferentes de acordo com o equipamento que estamos utilizando? De acordo com um estudo publicado no Computers in Human Behavior, a resposta é "Sim".

Depois de entrevistar 1.010 pessoas, pesquisadores da Universidade de Londres (Inglaterra)  chegaram à conclusão de que os usuários de tecnologia tendem a ser mais racionais quando estão utilizando smartphones — ao mesmo tempo em que agem mais vezes por intuição ou impulso quando estão em frente a um computador.

Para chegar a esses resultados, eles apresentaram a todos os entrevistados alguns dilemas, incluindo o clássico "vagão que pode matar cinco pessoas se você não fizer nada ou matar apenas uma se você agir e empurrar um homem da ponte".

Pessoas-smartphones mostram mais racionalidade do que as pessoas-PCs quando apresentadas a dilemas morais

A resposta utilitarista (que age para minimizar danos, neste caso) foi dada por 33,5% dos usuários de smartphones e apenas 22,3% dos usuários de PCs. Na proposição contrária — em que é preciso agir para salvar cinco pessoas ou apenas uma, não havendo a possibilidade de "não fazer nada" — a resposta utilitarista foi escolhida por 80,9% das pessoas-smartphone 76,9% das pessoas-PC.

O estudo foi liderado pelo Dr. Albert Barque-Duran, que disse à Phys.Org: "Descobrimos que quando as pessoas usam celulares, é mais provável que elas tenham decisões racionais. (...) Isso pode acontecer devido às pressões de tempo que estão presentes na utilização de smartphones e também ao aumento da distância psicológica que ocorre quando usamos esses aparelhos em relação ao uso dos computadores".

Você concorda com os resultados apresentados pelo estudo da Universidade de Londres?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.