Top 10 dos melhores smartphones lançados em 2016 no Brasil

5 min de leitura
Imagem de: Top 10 dos melhores smartphones lançados em 2016 no Brasil
Imagem: turbotecnologia

O ano está chegando ao fim, e, imaginando que nenhuma fabricante vá lançar smartphones novos antes de janeiro, resolvemos montar uma lista com os melhores aparelhos que chegaram ao Brasil em 2016.

É importante ressaltar que só vamos colocar nesta lista os dispositivos que estiveram disponíveis de forma oficial no mercado brasileiro. Isso quer dizer que modelos icônicos como Google Pixel, OnePlus 3T e Xiaomi Mi MIX não serão considerados. Em um mundo ideal, onde o mercado nacional receberia os mesmos lançamentos que vemos nos EUA ou na China, esses e outros dispositivos muito provavelmente estariam na nossa seleção.

Vamos explicar a metodologia por trás das escolhas

Antes de você conferir a nossa classificação, vamos explicar a metodologia por trás das escolhas. Para começo de conversa, selecionamos vários candidatos para essa disputa, considerando os modelos que analisamos durante o ano e também alguns lançamentos populares.

Em seguida, especificamos seis pontos que consideramos cruciais para a qualidade de um smartphone: a) Design; b) Hardware e desempenho; c) Software; d) Câmeras; e) Bateria; e f) Custo-benefício. Cada aparelho foi avaliado com uma nota de 0 a 10 em cada um desses quesitos. Nós somamos as notas de forma simples, sem atribuir peso diferente para as categorias, e chegamos a uma pontuação final. A classificação do top 10 foi organizada de acordo com essa pontuação.

Mi Mix não está na nossa lista por nunca ter sido lançado por aqui.

Precisamos explicar ainda como foi feita a classificação ao avaliar custo-benefício. Nós comparamos o que o aparelho oferece em hardware e em experiência de uso com o preço de venda atual, levando em conta os valores que encontramos no Zoom.com.br.

Contudo, nos deparamos com alguns empates e resolvemos solucionar o caso colocando para cima os modelos que tinham sido lançados mais recentemente. Portanto, um aparelho que tirou 45 na nota final e foi lançado em setembro ficou acima de um outro que também recebeu com 45, mas que foi apresentado pela fabricante em março. Agora, sem mais delongas, confira a lista.

10. Moto G4 Plus

O intermediário da Motorola/Lenovo foi um dos destaques do mercado de intermediários. Ele é um bom smartphone e se saiu bem em nossa classificação pelo software e pelo custo-benefício. Sua nota final foi 45, o que o deixou empatado com outros dois celulares: o Zenfone 3 de 5,5’’ e o LG G5 SE. Por conta do critério de desempate, o aparelho da LG não entrou na lista.

9. Zenfone 3 de 5,5’’

A ASUS lançou dois aparelhos com o nome de “Zenfone 3” no Brasil, mas existem diferenças significativas entre o menor, com tela de 5,2’’, e o maior, com tela 5,5’’. Vamos considerar o aparelho maior nesta lista. No total, o aparelho da ASUS recebeu nota 45.

8. Xperia XA Ultra

O celular da Sony se destacou por design, software e câmera frontal. Contudo, ele perdeu pontos em questão de custo-benefício, em virtude do preço elevado em comparação ao dos concorrentes. Afinal, ele também é um intermediário. A nota total foi 46.

7. iPhone SE

O “revival” do iPhone 5 lançado pela Apple esse ano agradou muita gente pelo tamanho reduzido e pelo hardware revisado. Em nossa classificação, ele foi bem em software e câmeras. Isso não é exatamente uma surpresa, uma vez que aparelhos da marca sempre vão bem nesses quesitos. A nota total foi 49.

6. Zenfone 3 Deluxe

O todo-poderoso da ASUS chegou ao Brasil há pouquíssimo tempo, mas já tinha sido apresentado pela fabricante alguns meses atrás. Vamos considerar nessa comparação a versão com Snapdragon 821 e 256 GB de armazenamento. Nós testamos o dispositivo recentemente e daríamos nota 10 para ele em hardware, não fosse a tela Full HD. A nota final foi 49.

5. Moto Z Play

O Intermediário premium da Lenovo/Motorola nos agradou bastante nos testes, especialmente pela duração da bateria. O smartphone realmente nos surpreendeu nesse quesito, além de ter um bom desempenho e software bem elaborado. A nota final foi 51.

4. Xperia XZ

O Xperia XZ perdeu muitos pontos em custo-benefício, mas suas outras qualidades conseguiram colocá-lo na parte de cima da tabela, especialmente a câmera e a bateria. A nota final do aparelho da Sony foi 52.

3. iPhone 7 / 7 Plus

Resolvemos juntar esses dois modelos em um só pelo fato de não haver muita diferença de hardware entre os dois top de linha da Apple no que diz respeito a desempenho. O modelo maior tem, sim, mais bateria e tela maior, mas de resto não é nada muito distinto. Como o desempenho do celular da Apple realmente deu um banho na concorrência neste ano, demos um 10 para ele nesse ponto. A nota final foi 52, igual à do Xperia XZ. O desempate aqui aconteceu pelo fato de a Maçã ter anunciado seus dispositivos apenas seis dias depois que a Sony.

2. Moto Z

O Moto Z foi um dos lançamentos mais interessantes do ano, especialmente pela sua capacidade modular. Por isso, demos 10 para seu design e também para seu software limpo. Ele ainda se destacou em hardware e desempenho. A nota final foi 53. Consideramos essa posição bastante justa para o celular da Lenovo pelo seu fator inovador e também pelo fato de estar à venda em vários pacotes com módulos distintos. Fora isso, o preço do Moto Z é bem menor que o dos iPhones, o que lhe deu pontos a mais em custo-benefício.

1. Galaxy S7 / S7 Edge

Assim como juntamos os dois tops de linha da Apple, unimos também os da Samsung. Esses dispositivos da coreana foram os lançamentos mais consistentes feitos no Brasil em 2016, com design muito atraente e câmeras que fazem fotos realmente especais. Considerando que a Samsung vem melhorando a interface que aplica sobre o Android e que, mesmo com isso, o celular tem um desempenho excelente, esse modelo realmente merece estar na primeira posição da nossa lista, ainda mais pelo fato de os preços atualmente estarem bem mais atraentes do que no momento do lançamento.

***

E aí? O que achou da nossa lista? Lembre-se que esta é uma publicação opinativa, que reflete a minha visão sobre o mercado de smartphones, com a ajuda de alguns colegas que também deram alguns pitacos. Por isso, se você acha que algum aparelho deveria ter entrado ou recebido uma nota melhor, explique o porquê nos comentários. Assim, todos podemos ter uma discussão saudável.

Ah! Em breve, vamos publicar a nossa seleção geral de Melhores do Ano, que abrange não apenas celulares, mas também outras categorias de eletrônicos, software e tudo mais. Você poderá inclusive votar nos seus preferidos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.