Dúvida: escutar música em volume alto consome mais bateria do celular?

1 min de leitura
Imagem de: Dúvida: escutar música em volume alto consome mais bateria do celular?
Imagem: Divulgação/Apple

Celulares com bateria de longa duração são bem raros no mercado. Poucos são os modelos que aguentam o uso intenso do dia a dia e conseguem fazer a energia da bateria render mais do que 24 horas.

Nesse cenário complexo em que temos de sacrificar alguns recursos para aproveitar outros, toda informação sobre consumo é de suma importância.

Assim, pensando em solucionar uma dúvida de muitas pessoas, o editor Bryan Menegus, do site Gizmodo, resolveu rodar um teste no smartphone para descobrir se, afinal de contas, ouvir música em volume alto consome mais bateria. Será que é isso mesmo?

O teste foi realizado de forma bem simples, mas pode revelar algumas informações curiosas. Confira abaixo a metodologia:

  • Modelo utilizado: iPhone 5
  • Estado da bateria: carregada em 100%
  • Modo avião: ligado
  • Apps abertos: Music (todos os demais foram encerrados)
  • Teste: reprodução de música por 5 horas consecutivas

Após executar o teste repetidas vezes, com diferentes modelos de fones, os resultados foram os seguintes:

  • O nível de bateria caiu de 100% para 92% com fones de ouvido padrão em volume mínimo
  • O nível de bateria caiu de 100% para 89% com fones de ouvido padrão em volume máximo
  • O nível de bateria caiu de 100% para 90% com fones Sennheiser HD 280 em volume máximo

Não há uma explicação sensata para entender o motivo pelo qual a bateria foi mais utilizada para reprodução no fone padrão, uma vez que o Sennheiser tem drivers maiores.

Para conferir a diferença entre o uso da tela e do sistema de áudio, o editor rodou um teste com todos os apps desligados e em modo avião, somente com a tela ligada, apesar de que não foi informado o nível de brilho do display. Neste teste, o nível de bateria caiu de 100% para 73% após 5 horas.

No fim das contas, o teste mostra que curtir músicas em volume mais alto pode mesmo consumir mais bateria, apesar de que este não é um teste realizado com múltiplos aparelhos e não se trata de um estudo científico que pode ser validado para todos os casos. Além disso, fica evidente que é possível curtir dezenas de horas de música tranquilamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.