Cansado de ver aparelhos vestíveis que parecem serem incapazes de aguentar uma única queda sem serem feitos em pedaços? Então o novo smartwatch anunciado pela Casio na CES 2016 tem tudo para agradá-lo.

O Smart Outdoor Watch WSD-F10 é um dispositivo Android Wear desenvolvido com foco em pessoas que realizam atividades externas, como caminhar, acampar, pescar ou mesmo explorar ambientes mais remotos, e querem sempre ter muita tecnologia à mão. Para tal, a Casio trouxe um smartwatch bastante resistente, com uma estrutura capaz a ser submergida em água a uma profundidade de até 50 metros.

Isso ainda não parece suficiente? Então que tal o fato de que o relógio possui certificado de resistência dentro dos padrões militares para impactos, vibrações e todo o tipo de intempérie? Pois é. Como você pode notar, não estamos falando de um smartwatch comum.

Com tudo o que um bom explorador precisa

Quem pensa que, por dentro, esse seria apenas mais um aparelho com Android Wear, está redondamente enganado. Para dar uma ajudinha extra aos exploradores de plantão, o WSD-F10 conta com uma série de sensores especiais que trazem diversas informações sobre o ambiente.

Isso, combinado a uma série de aplicativos especiais vindos no relógio, permitem que o dono do aparelho acesse com facilidade uma bússola, um acelerômetro para monitorar sua corrida (ou seu passeio de bicicleta), descubra com exatidão a que horas o sol vai nascer ou se por, com base em sua posição geográfica, fique atento às altas e baixas das marés... Enfim, você provavelmente entendeu a ideia.

Como se não fosse suficiente, ainda é possível conectar o relógio ao seu celular com a ajuda do aplicativo Casio Moment Setter e ter acesso a mais uma série de ferramentas. Essas, por sua vez, são focadas nas atividades de escalada e caminhada, pescaria e ciclismo, oferecendo itens como mapas e outras informações importantes para esses hobbies.

Obviamente, tudo isso vem com uma grande limitação: a bateria do aparelho é capaz de durar apenas um dia, aproximadamente, de uso moderado. Mas e se você for passar mais tempo em meio à natureza? Não se preocupe, pois a empresa incluiu uma função chamada “Timepiece Mode”, que desliga a tela principal e ativa uma tela LCD monocromática, feita apenas para mostrar as horas. Você não vai ter acesso aos apps, mas vai estender a bateria em até um mês.

O visual do modo Timepiece é simples, mas eficiente

Versatilidade com um belo visual

Vale notar que o acessório também vem com um visual bem interessante, como você pode conferir nas imagens da matéria. Seguindo um caminho semelhante ao de outras marcas de relógio, como a também famosa Tag Heuer e seu Connected, a Casio apostou em um smartwatch com visual mais próximo ao de um relógio digital comum, com carcaça em metal, e com opções de cores que vão de discretas a bastante chamativas.

Um único detalhe importante não pode ser deixado de lado, no entanto: o WSD-F10 é consideravelmente grande, se mostrando maior do que a maioria dos smartwatches atualmente no mercado. Isso, por sua vez, pode se mostrar um problema para quem tem pulsos pequenos, mas não é algo exatamente novo no mercado de relógios.

Dito isso, a empresa consegue compensar em vários aspectos com seu acessório. Um deles é a presença dos botões físicos, por exemplo, que estão ali para ajudar a operar o aparelho mesmo se você estiver usando luvas – o que é extremamente comum nos ambientes para o qual o WSD-F10 foi feito.

Essas são só algumas opções que vão estar disponíveis

Outra adição bastante interessante para quem é fã de longa data da Casio está na inclusão de uma série de watchfaces baseados no design dos relógios atuais da empresa. É claro, isso não vai mudar drasticamente o funcionamento do aparelho, mas é um toque bem-vindo.

Especificações técnicas

  • Tela: LCD TFT + LCD monocromática com 1,32 polegadas de diâmetro
  • Resolução de tela: 320x300 pixels
  • Sistema operacional: Android Wear
  • Conectividade: Bluetooth 4.1, WiFi b/g/n
  • Apps exclusivos: ViewRanger, Runkeeper, MyRadar
  • Recursos exclusivos: Modo Timepiece, resistência a impactos, vibração, umidade, radiação solar, pressão, temperatura e congelamento padrão MIL-STD-810G, resistência a submersão MIL-STD-810G para até 50 metros
  • Sensores inclusos: pressão e altitude, acelerômetro, giroscópio, bússola
  • Bateria: Li-ion para até 1 dia de uso moderado ou 1 mês de uso no modo Timepiece
  • Peso: 93 g (com pulseira)
  • Dimensões: 6,17 cm de largura x 5,64 cm de altura x 0,157 cm de espessura
  • Cores disponíveis: oliva, laranja, preto, vermelho

Chegando em breve, mas só lá fora

Se você se interessou em ter um Smart Outdoor Watch WSD-F10, é só esperar. De acordo com a empresa, o smartwatch chega às lojas entre o fim de março e o começo de abril (sem data específica, por enquanto), pelo preço de US$ 500 – o equivalente a aproximadamente 2 mil reais, em uma conversão simples, mas que podem compensar por sua versatilidade e várias ferramentas únicas.

Infelizmente, o aparelho só foi confirmado para o mercado japonês e norte-americano, até o momento. Mesmo assim, vamos torcer que ele saia por aqui, eventualmente.

Os melhores smartwatches para atividades especializadas Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: