É difícil encontrar quem nunca tenha ouvido falar sobre a Casio, empresa japonesa que ficou famosa no mundo todo com seus eletrônicos de alta qualidade. Além das icônicas calculadoras e dos dicionários eletrônicos, a empresa é conhecida pela sua linha de relógios G-SHOCK, que desde a década de 80 presenteia o mercado com produtos praticamente indestrutíveis.

E engana-se quem pensa que a ascensão dos smartwatches está preocupando essa gigante nipônica – tanto que ela já está colocando no mercado seus primeiros modelos de relógio com algumas funções inteligentes, buscando agradar a um público que gosta de estar sempre conectado. A Casio parece saber bem que, nos dias de hoje, um consumidor só adquire um relógio por questões de estilo ou funcionalidades inovadoras.

E foi por isso que a companhia acaba de lançar aqui no Brasil o G’MIX GBA-400, modelo dotado de conexão Bluetooth capaz de se comunicar com um smartphone Android ou iOS e controlar a reprodução de músicas. O TecMundo teve a oportunidade de passar uma semana experimentando o produto, que chegou às lojas no mês de julho e tem o preço sugerido de R$ 959. Será que vale a pena investir na novidade?

Embalagem e design

O GBA-400 chega às mãos do consumidor em uma roupagem discreta, mas bem bonita. A primeira embalagem é uma simples caixinha de papelão que, além do relógio em si, guarda uma variedade impressionante de papéis e folhetos: a garantia internacional, um manual simplificado, cartões com QR Codes para sites-chave da Casio etc. O produto em si fica protegido dentro de uma segunda embalagem, feita de metal e no formato hexagonal.

Quem já teve qualquer relógio da série G-SHOCK vai se sentir em casa aqui. O modelo analisado pelo TecMundo possui o mesmo estilo visual icônico que popularizou a linha – e que inclusive já foi vítima de inúmeros plágios por aí. Seu design transpira robustez e resistência, e, apesar de ser um gadget cheio de funções modernas, a Casio decidiu não deixar de lado alguns elementos clássicos desse tipo de produto.

Estamos falando aqui de um relógio híbrido, ou seja, equipado com ponteiros e também com mostradores digitais: o inferior mostra as horas (em formato de 12h ou 24h), enquanto o superior muda de função de acordo com o momento (por padrão, ele exibe um calendário no formato mês/dia/dia da semana). Entre os dois visores encontra-se um disco giratório que indica se a conexão Bluetooth está ativada ou não.

Seu design transpira robustez e resistência.

E nada de touchscreen por aqui: as operações do GBA-400 são feitas totalmente através de botões físicos que circundam o produto. O botão em sua lateral esquerda liga e desliga a conectividade wireless, enquanto o da direita (giratório) permite que você navegue por menus. Há ainda quatro botões diagonais: o Light (responsável por ligar a iluminação da tela), o Adjust, o Mode e um último desprovido de nome.

Conectando ao celular

Para conectar o GBA-400 ao seu smartphone, é necessário baixar dois aplicativos disponíveis gratuitamente na Play Store e na App Store. O primeiro é o G-SHOCK+, através do qual você efetua algumas configurações do produto; o segundo é o G’MIX, um player de músicas com funções bastante específicas e controlado pelo relógio. O gadget também é capaz de controlar a reprodução do player-padrão do celular, mas perde-se um pouco de sua usabilidade.

A configuração é simples: basta abrir o G-SHOCK+, selecionar o modelo em questão e permitir que o smartphone se comunique com o relógio, certificando-se que ambos os dispositivos estejam com o Bluetooth ativado. Se tudo der certo, o visor superior do GBA-400 deve exibir o termo “G’MIX” para confirmar que a conexão foi estabelecida com sucesso. A partir daí, é só aproveitar as funcionalidades do gadget.

Sobre a compatibilidade

Vale a pena fazer uma observação muito importante: de acordo com as informações oficiais da Casio e os materiais de divulgação que foram cedidos ao TecMundo, o modelo analisado é compatível somente com smartphones da Apple (iPhone 4S, 5, 5C, 5S, 6 e 6 Plus) e da Samsung (Galaxy S4, Note 3 e S5, todos com Android 4.3 ou 4.4).

Na teoria, qualquer aparelho fora dessa lista não deveria ser compatível com o relógio. Porém, durante nossos testes, o relógio funcionou perfeitamente com um iPad 4 e com um Sony Xperia E3 (com o Android 4.4 KitKat), o que nos fez duvidar sobre essa compatibilidade limitada informada pela companhia.

Explorando os recursos do aparelho

Quem esperava ver no GBA-400 as mesmas funcionalidades encontradas em um Android Wear da vida certamente vai se decepcionar. O “lado inteligente” deste relógio é um pouco limitado, e, em comparação com outros smartwatches disponíveis no mercado, o produto da Casio quase não possui inovações. Seu principal recurso é simplesmente permitir que o usuário controle a música que está sendo reproduzida em seu celular pelo G’MIX.

Com o aplicativo aberto no dispositivo móvel, basta pressionar “Mode” para tocar ou pausar a canção. Usando o botão rotativo, você muda de faixa, ajusta o volume ou seleciona um dos presets de equalização previamente configurados através do app supracitado (é possível armazenar até cinco presets ao mesmo tempo). Infelizmente, não é possível utilizar o relógio para controlar players externos ou serviços de streaming como o Spotify.

O GBA-400 também é capaz de fazer com que seu celular emita um sinal sonoro, o que é útil para os momentos em que você não sabe onde está seu dispositivo móvel (lembrando que este recurso só funciona caso o aparelho esteja dentro da área do sinal Bluetooth, que é de cerca de 10 metros). Com isso, chega de ligar para seu próprio número só para tentar descobrir onde você largou o telefone na bagunça do seu quarto.

Por fim, o app do G’Mix incorpora ainda a API do SoundHound, sendo capaz de identificar a música que está tocando no ambiente em poucos segundos. Essa operação também pode ser iniciada através do relógio, pressionando-se determinada combinação de botões. O microfone do celular é então utilizado para que o programa possa “ouvir” a canção e retornar algumas informações básicas sobre ela – desde que haja uma conexão com a internet.

Customização e configuração do relógio

Além das funcionalidades acima, a conexão Bluetooth do GBA-400 também existe para que você possa configurar e personalizar o produto através do telefone celular. Alarmes, horas, fusos mundiais e outros ajustes básicos presentes em todo relógio que se preze são feitos através do aplicativo G-Shock+ (que, por sinal, está totalmente em português e é bastante intuitivo).

Vale observar que, através de tal programa, o usuário consegue enviar ao relógio o fuso horário de aproximadamente 300 cidades ao redor do mundo, sendo que o próprio modelo já acompanha dezenas de horários salvos em sua memória. Todos os outros que o consumidor enviar ao gadget serão exibidos como “EXTRA”. O mais bacana é poder selecionar um fuso através de um mapa visual no melhor estilo Google Maps.

Resistência e bateria

Honrando o nome da família G-SHOCK, o GBA-400 é um relógio praticamente indestrutível. Seu corpo reforçado consegue resistir a impactos, vibrações e quedas – além disso, o modelo é à prova d’água e pode ser submerso em até 200 metros. Isso faz com que o gadget seja perfeito para esportistas. Fizemos questão de molhar o produto e submetê-lo a impactos de diferentes intensidades durante os testes e ele se saiu muito bem no quesito resistência.

A vida útil de sua bateria é de dois anos.

Além disso, por conta da simplicidade de seus recursos inteligentes, o modelo analisado possui um baixíssimo consumo energético. A Casio afirma que a vida útil de sua bateria é de dois anos (desde que a conexão móvel com o celular não seja usada por mais de duas horas diárias), ou seja, este é o relógio perfeito para quem não gosta de ficar amarrado à tomada. Quando a bateria se esgotar, porém, é necessário trocar o componente por um novo em folha.

Vale a pena?

Podemos dizer que o GBA-400 é um produto voltado a um público bem específico. Ele definitivamente não veio para brigar contra o Pebble ou um Moto 360 da vida. Trata-se de um relógio moderno para quem gosta de um design clássico. Os fãs da série G-SHOCK com certeza vão se deliciar com essa novidade, que foi capaz de combinar elementos icônicos dessa linha tradicional com algumas facilidades de conectividade móvel.

Trata-se de um relógio moderno para quem gosta de um design clássico.

A sua resistência é um dos maiores destaques do modelo, assim como a longa duração da bateria. Naturalmente, ficamos decepcionados com alguns pontos, como a incapacidade de controlar músicas reproduzidas em serviços de streaming e a suposta compatibilidade limitadíssima – embora o gadget tenha funcionando normalmente com outros aparelhos, é improvável que a Casio dê suporte a um cliente cujo celular não seja da Apple ou Samsung.

O GBA-400 está disponível em quatro cores diferentes: preto com prata (versão testada pelo TecMundo), preto com dourado, roxo com prata e vermelho com prata. Todos os modelos possuem o mesmo preço sugerido – R$ 959 – e podem ser encontrados em pontos de venda especializados, como as joalherias S. Stein, Esmeralda, New Time, MaxClock e Casa Tokyo. Também não é difícil achar o relógio com alguns vendedores no Mercado Livre.

Novamente, a novidade da Casio não é voltada a quem deseja entrar no mundo dos smartwatches e ter uma extensão de seu smartphone no pulso, mas sim a quem já utiliza relógios convencionais no seu dia a dia e/ou já é fã da linha G-SHOCK. Nesse caso, a conectividade do GBA-400 com o celular, mesmo para tarefas simples como controle de música, já é algo bem-vindo para modernizar o seu cotidiano.

Você acha que a Casio vai sobreviver no mercado de smartwatches? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: