Conheça Kapros, o impressionante gabinete que mescla mesa e computador

2 min de leitura
Imagem de: Conheça Kapros, o impressionante gabinete que mescla mesa e computador

Vira e mexe, encontramos alguns gabinetes bem malucos, criativos e diferentes do que estamos acostumados. Já vimos casemods que transformam o PC em AT-AT do Star Wars, no Homem de Ferro da Marvel, em um aquário ou até mesmo no sistema da série de games System Shock.

Algumas vezes, essa transformação é puramente estética e simplesmente para agradar aos olhos. Entretanto, de vez em quando elas também ajudam no desempenho do computador ou simplesmente unem o útil ao agradável, como é o caso do gabinete que também era uma mesa.

Um usuário do fórum overclock, chamado de Kaxtos, aprimorou a ideia de integrar a carcaça do PC à superfície em que se encontra, criando um resultado prático, bonito e útil. Confira diversas imagens do processo para construir esse belíssimo casemod chamado de Project Kapros.

Criando a estrutura básica

Para chegar ao resultado final, Kaxtos partiu de estruturas básicas e simples. As primeiras peças a serem adquiridas foram a mesa IKEA GALANT, alguns fios e botões de liga/desliga, um monitor touch e ventoinhas LED.

Basicamente, o usuário utilizou alguns pedaços para cortar e montar sob o móvel a estrutura desejada. Seguindo o projeto original, Kaxtos criou aberturas para encaixar drivers de discos, para o monitor touch, o sistema de refrigeração e HDs removíveis. Além disso, ele particionou o local onde a placa-mãe fica acoplada com uma pequena caixa de madeira.

A parte bonita

Trabalhar com madeira não é apenas cortar e colar. É preciso dar os retoques finais, como lixar todas as peças para retirar partes salientes, farpas e cantos afiados. Somente quando o material está “lisinho” é que Kaxtos deu uma mão de primer, um material que deixa a tinta igualmente espalhada, além de prolongar a “vida” da pintura.

Após mais uma etapa lixando toda a estrutura de novo é que a tinta preta foi aplicada, dando um tom bem mais profissional e moderno ao projeto.

O usuário do fórum não deixou de usar componentes que deixam a composição muito bela, como a estrutura de acrílico que deixa à mostra alguns componentes e o sistema de LED. Além da iluminação dos próprios componentes, ele criou um sistema com canos perfurados para espalhar ainda mais a iluminação azul.

Colocando tudo em ordem

Por mais trabalhoso que seja o projeto inteiro, como serrar e montar a estrutura de madeira de acordo com o esboço, ainda há mais uma etapa complicada: ligar todos os componentes elétricos no gabinete. Isso é um tanto quanto comum para os experts, mas se trata de uma estrutura diferente e tudo deve estar nos conformes.

O que você achou do trabalho de Kaxtos no Project Kapros? Gostaria de ter um igual? Nada como não se preocupar em esbarrar no gabinete, seja ele no chão ou na mesa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.