10 programas para projetar a casa dos seus sonhos

8 min de leitura
Imagem de: 10 programas para projetar a casa dos seus sonhos

O Brasil vive hoje um boom imobiliário graças à expansão do crédito e ao aumento do poder aquisitivo da população. Milhões de pessoas estão adquirindo o primeiro imóvel, principalmente com o advento da classe C, a nova classe média do país, mas comprar uma casa ou um apartamento é só o primeiro passo para quem quer o próprio espaço.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Passada toda a burocracia enfrentada com a aquisição, chega a hora de planejar os cômodos e decorar o imóvel. E decorar não é apenas enfeitar, mas sim posicionar os móveis dentro de um espaço.

Jogando The Sims um pouco mais a sério. (Fonte: Sweet Home 3D)

Para facilitar a vida de quem precisa projetar o doce lar, inúmeros programas gratuitos de planejamento estão disponíveis na internet. E o melhor: são simples de usar, elaboram plantas profissionais com imagens em 3D e tiram "fotos" dos ambientes planejados iguais àquelas em projeções de arquitetos.

Preparamos uma seleção de programas para você montar a casa dos sonhos. E aqueles que alugaram um imóvel, querem reformar a casa ou simplesmente refazer a decoração dos cômodos também podem bancar o arquiteto. Planejar sua casa nunca foi tão fácil. Escolha um programa e se divirta.

Para instalar

Programas instalados ainda transmitem a ideia de segurança e confiabilidade — pelo menos em relação aos aplicativos que rodam online. Confira opções para quem quer ter um software de planejamento imobiliário no computador.

Sweet Home 3D

Para os objetivos

(Fonte: Sweet Home 3D)

Programas de planejamento não foram feitos apenas para quem quer construir ou reformar um imóvel, e aqueles que desejam planejar a distribuição dos móveis pela casa podem aproveitar os recursos para reformular o ambiente.

Sweet Home 3D pode ser a escolha certa para essa tarefa, pois tem um catálogo básico de móveis separados por cômodos e sem muita personalização, o que é perfeito para quem quer ser prático. Além disso, exibe uma versão da planta em 3D ao mesmo tempo em que a planta em 2D é construída. É possível visualizar em tempo real como vai ficar o projeto. Bastante ágil, não é?

O programa cria fotos e vídeos em 3D dos cômodos, e a visualização renderiza quase instantaneamente, apesar de a qualidade não ser muito boa. Sweet Home 3D é um software livre, tem versão em português e pode ser usado comercialmente.

MyVirtualHome

Fácil de usar

(Fonte: A to Z Home and Garden)

Para os mais preguiçosos, MyVirtualHome cairá como uma luva na hora de planejar um imóvel. O programa só trabalha com modelos prontos de ambientes que já vêm com uma decoração padrão; mesmo assim, as paredes e os imóveis podem ser facilmente personalizados.

Opções para preencher os cômodos não faltam, e a coleção de objetos de decoração e móveis é bastante completa. O programa não faz screenshots (fotos dos ambientes) nem grava vídeos, porém é um dos mais fáceis e agradáveis de trabalhar.

Todas as plantas do MyVirtualHome são feitas diretamente em 3D, pois não existem versões menos detalhadas. A visualização é bastante simples e sem opções avançadas de renderização de textura.

pCon.planner

Programa profissional bastante personalizável

(Fonte: pCon.planner)

Um dos mais profissionais e talvez por isso mais difíceis de trabalhar, pCon.planner é mais indicado para quem já tem noção de modelagem em 3D e planejamento de plantas, pois suas ferramentas são mais complexas e podem parecer confusas para usuários mais leigos.

As opções dos objetos de construção e decoração são bem simples, mas o programa tem um navegador interno em que é possível fazer download de modelos prontos de cômodos ou objetos para serem adicionados à planta. A tela é dividida em quatro áreas: visualização aérea, das duas laterais e em perspectiva 3D. Tem versão em português de Portugal.

IKEA Home Planner

Programa profissional com funções enxutas

(Fonte: IKEA fans)

O IKEA Home Planner é mais avançado para o planejamento de plantas, indicado para uso profissional ou para pessoas que precisam calcular medidas e verificar espaços. A visualização da planta é bem simples, mesmo na versão em 3D. A diferença principal em relação aos outros é o nível em que podem ser alterados os objetos — por exemplo, é possível trocar a maçaneta de um móvel.

O programa conta com quatro abas principais: planta, planta com exibição de objetos, visualização 3D e cálculo de preço de todos os objetos e móveis da obra. Essa última é mais voltada para a loja virtual da IKEA, e os preços (em dólar) são baseados em seu catálogo online.

Rodam diretamente no navegador

Os programas online levam uma vantagem em relação aos instalados porque seus arquivos podem ser abertos em qualquer computador com internet, bastando inserir login e senha. Esse é um dos benefícios da computação em nuvem. Além disso, todos eles primam pela facilidade de uso.

Roomle

Para quem tem pressa

Esse programa é feito para os ansiosos de plantão, pois todas as funções estão a um clique de distância. Os objetos de decoração não têm muitas variações (por exemplo, existe apenas um modelo de sofá), mas isso não é um problema para aqueles que só querem demarcar as posições dos objetos no espaço.

Roomle é extremamente fácil de usar tanto ao modelar a planta quanto ao posicionar os objetos. Ele tem integração com redes sociais e versão em português. Efetuando login no programa, você pode salvar as plantas criadas e editá-las em qualquer PC conectado na web.

O app conta ainda com duas versões de visualização em 3D. Na mais simples, os objetos oferecem detalhamento mais "leve", não exigindo muito processamento do navegador. Já a opção avançada mostra um personagem para visitar a estrutura, e você pode movê-lo dentro da casa com as setas do teclado.

Apesar dos recursos 3D aparentemente mais especializados, sua texturização tem qualidade um pouco inferior e apresenta algumas falhas. É necessário baixar um plugin para a função 3D avançada, mas o programa é muito rápido, bonito e funcional.

Floorplanner

Interatividade em destaque

Floorplanner é bastante fácil de usar e tem uma considerável coleção de móveis e objetos para inserir na planta. O programa conta com uma galeria de plantas de usuários na qual é possível navegar por todos os projetos salvos e visualizá-los.

O aplicativo é um dos mais simples que foram testados e tem versão paga e gratuita. A opção livre permite criar apenas uma planta, exibe publicidade e tem funções limitadas: não exporta, não publica online e não produz vídeos nem imagens em 3D dos ambientes.

A visualização em 3D demora consideravelmente para carregar, mas a qualidade estética é muito boa. As imagens da planta em 2D também são visualmente agradáveis. Floorplanner conta com versão em português de Portugal.

Autodesk Homestyler

O mais completo

A Autodesk (de produtos como AutoCAD e 3D Studio Max) resolveu lançar o próprio construtor de lares que roda diretamente na internet e é gratuito. Com essa poderosa chancela, Autodesk Homestyler se apresenta como um dos mais completos programas para planejar uma casa.

O app consegue aliar facilidade de uso a boas ferramentas de trabalho. A construção é simples, e você pode optar por começar "do zero" ou carregar um dos designs da galeria. Existem diversas opções de decoração para preencher o ambiente e há integração com redes sociais. Autodesk Homestyler faz uma lista para download de todos os produtos que você inseriu na planta e "tira fotos" do ambiente muito parecidas com as de arquitetos.

Além de tudo isso, cria um site para exibir seu projeto, com as imagens do ambiente em 3D e visualizações da planta. Criando uma conta, você consegue salvar os arquivos para abri-los em qualquer computador conectado à internet. O programa é estonteante, mas peca um pouco na usabilidade. Editar os objetos e as estruturas da residência é fácil, mas não tão rápido. Quem quiser criar e editar várias plantas pode preferir outro programa que seja mais ágil.

MyDeco

A maior variedade de móveis e objetos de decoração

MyDeco é um site que auxilia usuários a projetar um imóvel. De quebra, é possível visualizar milhares de móveis e objetos de decoração para inserir no projeto e depois comprá-los (somente nos EUA e no Reino Unido), então todos os objetos inseridos nos ambientes projetados estão à venda na loja virtual da empresa.

O grande foco é a enorme variedade de produtos, já que conta com objetos de verdade para decorar os ambientes. Há uma infinidade de opções, muito superior a qualquer concorrente. Apesar disso, o programa conta com um hábil projetor de plantas baixas, com ferramentas simples, mas de grande utilidade.

Você pode tirar "fotos" dos ambientes, porém o processo de renderização da imagem, que é feito em segundo plano, pode demorar até 2 horas — mas fica com qualidade ótima. O aplicativo conta ainda com uma competição de design online em que são propostos desafios de decoração.

3Dream Basic

Ótima usabilidade

(Fonte: 3Dream)

Com interface bastante amigável, 3Dream oferece um sistema muito simples para projetar a casa dos sonhos. Todas as opções são acessadas de forma rápida, e o usuário não encontra dificuldade para aprender a usar o programa.

O app tem uma boa coleção de objetos, embora não exista uma galeria deles; há apenas um sistema de busca (em inglês). Por exemplo, se você digitar chair (cadeira, em inglês), busca todas as cadeiras disponíveis, e essa é a única maneira de encontrar os imóveis e objetos de decoração para inseri-los na planta.

3Dream tem quatro tipos de visualização do projeto, que vão da mais simples, com apenas os traços da estrutura, até a renderização em 3D. O programa salva imagens dos ambientes e permite o envio delas por e-mail. O usuário pode escolher entre uma versão gratuita e opções pagas. Na gratuita, o programa fica limitado à criação de 2 projetos, 10 cenas e 25 snapshots (fotos), além de acessar apenas 10% do catálogo de produtos.

Space Designer 3D

Colaborativo

(Fonte: Space Designer 3D)

Precisando de uma opinião sobre sua planta? Peça para os designers em Space Designer 3D. Você pode enviar um e-mail para uma equipe especializada que avalia sua planta.

Os objetos e móveis do app têm um 3D que enche os olhos, mas infelizmente não é possível tirar "fotos" gratuitas dos ambientes. Se quiser uma, pode solicitar um orçamento para a produtora; além de poder contar com a opinião de designers, é possível encomendar imóveis personalizados.

O programa vem com estruturas limitadas, em que é possível construir apenas em três formatos: quadrado, em T e em L. Praticamente nenhum ajuste pode ser feito, além de redimensionar os cantos. Um ponto fraco do programa é que ele não desfaz opções, mas tem tradução em português de Portugal.

Você também pode procurar casas já planejadas, em lançamento, construção ou prontas para morar. É só dar uma olhada no site da Plano&Plano, onde você encontra apartamentos com preço que cabe no seu bolso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.