Como receber pagamentos pelo smartphone sem ter máquina de cartão

1 min de leitura
Imagem de: Como receber pagamentos pelo smartphone sem ter máquina de cartão

Pagar mensalidades para utilizar máquinas de cartão ou mesmo comprar um desses equipamentos pode ser uma solução inviável para muitas empresas, sejam elas pequenas ou grandes. Com os avanços da tecnologia, algumas dessas maquinetas acabaram ficando cada vez menores e mais acessíveis. Porém, para usá-las ainda é necessário arcar com custos relativamente altos, que muitas vezes prejudicam o lucro das companhias.

A solução para isso pode ser encontrada no aplicativo “Asaas”, desenvolvido por uma startup catarinense. O app é uma ferramenta totalmente digital, que dispensa o uso dos leitores convencionais de cartões magnéticos.

O foco do projeto são os boletos bancários, que são gerados na hora, mas o pagamento através de cartão de crédito também é uma das alternativas oferecidas. Ok, o serviço não é 100% gratuito, mas ele repassa somente os custos de recebimento, não cobrando mensalidades.

As taxas na categoria gratuita são de R$ 6,96 somente para boleto recebido ou R$ 0,49 + 4,99% para cobranças no cartão de crédito. Há também a possibilidade de assinar planos com quantidades definidas de faturas pagas. A geração das contas para pagamento continua sendo grátis para qualquer uma das opções.

A solução ainda avisa sobre os vencimentos por SMS e email. Para os mal pagadores, lembretes para quitar as dívidas são enviados a eles durante três semanas seguidas. Se o lojista desejar, também é possível enviar as cobranças por correio para o endereço do cliente, arcando com uma taxa definida pela empresa Asaas.

Hoje em dia, encontrar um estabelecimento que não ofereça mais opções além de somente o uso de dinheiro é raro. Um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) registrou um aumento de 8,3% em transações com cartão em 2016. O relatório ainda aponta que os pagamentos através desse meio ultrapassaram a marca dos 12,5 bilhões de operações e indica que o uso do plástico deve superar o da moeda física até 2020.

A solução, porém, deixa de fora os donos de dispositivos da Maçã e está disponível apenas para Android. Mas você também pode usar a alternativa para desktop, neste link.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.