Nova ferramenta mobile do Mastercard usa selfies para confirmar pagamentos

1 min de leitura
Imagem de: Nova ferramenta mobile do Mastercard usa selfies para confirmar pagamentos
Imagem: Mastercard

A gigantesca companhia Mastercard acaba de anunciar uma adição bastante interessante para aumentar sua segurança na hora de fazer pagamentos com seu cartão de crédito. A novidade veio na forma de uma nova ferramenta para smartphones chamada Identity Check Mobile, que permite ao usuário checar sua identidade tanto por impressão digital quanto por reconhecimento facial – este último usando nada menos do que selfies para identifica-lo.

De acordo com o anúncio oficial da empresa, a ideia por trás do aplicativo é de acelerar o processo de fazer pagamentos digitais (afinal, digitar sua senha é demorado e ainda pode ser problemático, caso você esqueça do número). Com isso, a empresa tem como objetivo tornar essa experiência “quase sem atrito, sem dar qualquer concessão à segurança”.

Vale notar que essa não é exatamente uma novidade da empresa. O sistema de pagamentos por biometria já foi disponibilizado pela empresa de diversas formas, mas agora finalmente temos ela no aplicativo mobile do Mastercard.

O novo método não vem apenas para facilitar o processo, mas também como uma maneira de agradar o público que utiliza os serviços da Mastercard. Isso porque, segundo pesquisas feitas pela empresa, consumidores europeus tendem a preferir usar sistemas de pagamento biométricos às clássicas senhas.

A única má notícia disso tudo é que, por enquanto, a novidade vai estar disponível apenas em doze mercados na Europa – mais exatamente, na Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Holanda, Hungria, Noruega, Reino Unido, República Tcheca e Suécia. A Mastercard afirma, no entanto, que a tecnologia vai ser disponibilizada ao resto do mundo em 2017.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.