Deu problema no seu automóvel e você não faz a menor ideia do que aconteceu — e também não sabe onde o manual foi parar? A montadora Hyundai aproveitou uma tecnologia que está na moda para apresentar um app que promete inovar a assistência dos carros da empresa.

Trata-se de um aplicativo de realidade aumentada que funciona como o manual de instruções do veículo. O Hyundai Virtual Guide AR não só exibe informações importante para você, mas também traz tutoriais em vídeo sobre como usar certas funções do modelo e realizar pequenas ações de manutenção — coisas simples, mas que podem ser a solução para o seu problema.

O funcionamento também é intuitivo e simplificado. Tudo o que você precisa fazer é apontar a câmera do smartphone para um setor do carro (o motor, a traseira, o painel e por aí vai) e aguardar a leitura do app. A partir daí, ele exibe detalhes como checar a quantidade de óleo, realizar a troca do filtro de ar e, se você estiver em um nível ainda mais básico de conhecimento, fazer uma descrição detalhada do que cada item no veículo significa. É importante notar como ele não faz diagnósticos sozinho. 

Os modelos Sonata de 2015 e 2016 serão os primeiros com a novidade, recebendo a função no app Car Care para Android e iOS até abril deste ano. O suporte será atualizado para outros automóveis, mas ainda não há demais previsões de lançamento.