Quem dirige ou pega carona sabe bem como é: quando o carro estraga, é só stress. Você precisa ir e voltar da oficina várias vezes, comprar peças novas para reposição e, quase que de forma mágica, um pequeno problema no veículo faz com que vários outros setores do automóvel automaticamente entrem em colapso.

A nova tecnologia da Chevrolet não vai necessariamente acabar com essas situações, mas tenta ao menos amenizá-las. A montadora anunciou na CES 2015 que está desenvolvendo um sistema que se comunica com todas as partes de um automóvel e é capaz de prever quando certas peças precisam de atenção — além de avisar isso ao motorista, claro.

A tal tecnologia monitora sistemas como bateria, motor de arranque e bomba de combustível. Sensores presentes no carro enviam os dados para um sistema que, com a ajuda de algoritmos, calculam se tudo está bem ou se já é hora de fazer uma revisão.

Os alertas são enviados por email, mensagem de texto, aplicativo mobile ou até no próprio veículo, se ele contar com um sistema operacional. A plataforma envolvida é a OnStar 4G LTE — a montadora já começou a oferecer esse tipo de internet móvel em algumas linhas ainda em 2014.

Para 2016, a tecnologia fará sua estreia em alguns modelos de séries como Chevrolet Equinox, Tahoe, Suburban, Corvette e Silverado. Caso seja bem-sucedido e aceito no mercado, o sistema de previsão deve ser expandido para carros mais populares.