Um novo conceito desenvolvido pela Land Rover utiliza transparências como forma de permitir que motoristas observem partes da estrada que normalmente são ocultadas pelo capô e outras partes de um carro. Conhecido como “Transparent Bonnet Concept”, o projeto usa câmeras para transmitir ao motorista imagens da estrada na parte inferior do vidro frontal de seu veículo.

Na prática, isso faz com que o motorista veja um capô de forma ligeiramente transparente, podendo enxergar elementos que normalmente passariam batidos em um carro com características convencionais. Embora a novidade ainda esteja em processo bastante inicial de desenvolvimento, a empresa afirma que o sistema tem grande potencial em facilitar a navegação por terrenos íngremes ou marcados por desníveis.

A Land Rover também acredita que a tecnologia pode trazer benefícios para a navegação em ambientes urbanos, permitindo a visualização de obstáculos normalmente invisíveis. Segundo a companhia, o novo conceito faz parte de uma visão de design inédita que vai ser apresentada ainda este mês durante o New York International Auto Show, evento que deve marcar a estreia de novos veículos da linha Discovery.