Carros: faróis do novo modelo da BMW são movidos a lasers

1 min de leitura
Imagem de: Carros: faróis do novo modelo da BMW são movidos a lasers

Com o passar do tempo, assim como aconteceu com o motor dos automóveis, a tecnologia empregada em faróis também evoluiu, com o objetivo de oferecer uma visibilidade maior para o motorista. Dessa maneira, hoje em dia, é normal que diferentes modelos de carros utilizem lâmpadas de LED para realizar este trabalho.

Acontece que a BMW pretende trazer uma novidade ainda maior para um de seus futuros modelos: um sistema de luz com tecnologia de lasers. Em uma explicação simplista, o farol trabalha com laser concentrado para que ele produza a quantidade necessária de luminosidade para que o motorista consiga enxergar o seu trajeto.

Contudo, a luz produzida com lasers é diferente da que é obtida com lâmpadas consideradas normais. Para começar, ela é monocromática, de maneira que ela também é bem mais intensa e “precisa”. Com isso, o alcance da luminosidade gerada é de 600 metros — para você ter uma ideia, o alcance do LED é de 300 metros.

Espera e preço um tanto quanto altos...

Outro benefício é o fato de que o novo sistema é mais econômico do que o utilizado atualmente na grande maioria dos veículos. Com isso, as células de luz podem contar com um tamanho bastante reduzido, abrindo novas possibilidades para o design de faróis, o que mudaria o “rosto” dos carros.

Caso você esteja se preguntando, o primeiro modelo que está programado para receber essa novidade é o top de linha da BMW i8 de 2015 — as versões mais baratas trabalham com LEDs. O carro deve começar a ser vendido até o mês de junho do seu ano de lançamento, pelo preço de quase US$ 136 mil (o que equivale a mais de R$ 312 mil na cotação de hoje e sem os devidos impostos).

Abaixo, você confere algumas imagens da nova tecnologia e do modelo que vai recebê-la.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.