Como você deve imaginar, o funcionamento do carro é um processo um tanto quanto complexo. Por isso, entendê-lo apenas por meio de textos não é uma das tarefas mais fáceis. Nesse caso, imagens podem ser de grande ajuda, como os famosos GIFs animados.

O site Jalopnik fez uma seleção com as sequências de ilustrações que simulam vídeos de curta duração para elucidar de forma mais clara e objetiva como algumas das partes do seu veículo permitem que ele se locomova.

Entre os GIFs encontrados, estão animações que revelam a operação de diversos tipos de motores, transmissões, tecnologias de exaustão e do diferencial. Confira abaixo as ilustrações animadas sobre a mecânica automotiva.

Motor a gasolina de quatro tempos

(Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik)Nesses motores os gases gerados pela combustão completam um ciclo termodinâmico, baseado em quatro etapas, a cada duas voltas no eixo.

Motor em linha de 6 cilindros

(Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik)

Esse tipo de motor está caindo em desuso, sendo substituído pelos modelos em V.

Dois cilindros de um motor em V

(Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik)

Imagem do corte de um motor em V, mostrando dois de seus cilindros. As configurações mais comuns são os modelos V6 e V8.

Motor plano

(Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik)

Muito comum em modelos da Porsche, esse motor pode ser instalado em partes baixas do veículo, ajudando a reduzir o seu centro de gravidade.

VTEC

(Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik)

Exemplo da tecnologia do motor de explosão de quatro tempos, o qual usa dois comandos de válvulas, empregado pela Honda em seus carros.

Turbocharger

(Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik)

Mecanismo utilizado para aumentar a potência dos motores de automóveis — prática disseminada entre carros de alta performance e de corrida.

Diferencial

(Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik)

Equipamento responsável por distribuir igualmente a força gerada pelo motor entre os dois eixos.

Transmissão CVT

(Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik)

Por usar duas polias de tamanhos diferentes, essa categoria de transmissão pode simular uma quantidade quase infinita de relação de marchas. Ela teria sido inventada por Da Vinci em 1490.

Transmissão de dupla embreagem

(Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik)

Também conhecido como transmissão semiautomática, essa tecnologia reproduz o funcionamento de duas caixas de câmbio em uma só.