Carro que se dirige sozinho causa acidente no programa Mais Você

2 min de leitura
Imagem de: Carro que se dirige sozinho causa acidente no programa Mais Você

(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

A tecnologia existe para facilitar o nosso dia a dia e nos ajudar em diversos momentos, correto? Bom, nem sempre podemos ter certeza disso — e quem tem uma história não tão agradável para contar é a apresentadora da Rede Globo Ana Maria Braga.

Na manhã de hoje (22), Ana Maria estava participando de uma demonstração ao vivo de um carro inteligente, que seria capaz de se dirigir sozinho. O protótipo foi desenvolvido pela equipe de pesquisa da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e teve seu sistema desativado enquanto o freio de mão do carro não estava puxado.

Como o carro estava estacionado em uma descida, ele imediatamente começou a andar sem qualquer controle, fazendo com que a porta do passageiro atingisse a apresentadora global e derrubasse o professor de engenharia eletrônica da UFES, Alberto de Souza.

A transmissão ao vivo foi cortada, mas, em questão de minutos, o fato se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter e o vídeo já foi replicado dezenas de vezes no YouTube. Embora a emissora esteja unindo forças para retirar imagens não oficiais da internet, o vídeo pode ser conferido no próprio site da Globo, clicando aqui.

Logo após o acidente, a apresentadora recebeu os estudantes no estúdio do Mais Você para esclarecer o ocorrido. Aparentemente, o carro teve seu sistema desligado pelo professor Alberto de Souza sem que o freio de mão estivesse ativado, algo desaconselhado pelo próprio pesquisador.

Em outros experimentos, a equipe demonstrou a eficácia do sistema de sensores, inclusive para evitar atropelamentos. A movimentação de qualquer pessoa em frente ao automóvel faz com que o carro freie instantaneamente, evitando acidentes.

Conheça mais sobre o carro que se dirige sozinho

O automóvel utilizado na apresentação teria – conforme dados apresentados na própria Rede Globo  – um supercomputador com o desempenho semelhante a 30 notebooks, controlado por equipamentos posicionados ao lado do banco do passageiro. Segundo o professor Alberto de Souza, em cerca de 10 anos o equipamento que hoje ocupa todo o porta-malas do carro terá seu tamanho reduzido a ponto de ser imperceptível dentro do automóvel.

O carro seria capaz de identificar placas de trânsito, obstáculos e até mesmo pedestres por meio de um sensor que lança raios ao redor do carro, além de oito câmeras de vídeo que auxiliam o sistema a tomar decisões diversas, como acelerar, frear, mudar de direção, entre outros. O protótipo da UFES teve um custo total de R$ 500 mil, incluindo o valor do carro e de todos os equipamentos utilizados nele. E você, teria coragem de embarcar no carro inteligente?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.