Os carros utilizam cada vez mais tecnologias, e os benefícios dessa relação são os mais variados: aceleração e frenagem mais eficientes, redução de ruído e de poluição e veículos conectados são apenas alguns exemplos.

Por isso, trouxemos este material especial para você, leitor que gosta de tecnologia, de carros e também da união de ambos. O tema foi destaque na edição de número 40 da publicação How It Works, e você confere os destaques a partir de agora.

1. Controle de cruzeiro

O EyeSight, sistema desenvolvido pela Subaru, monitora o tráfego adiante e faz com que um veículo mantenha uma distância segura. Ao se deparar com um carro mais lento à frente, a velocidade do automóvel equipado com a tecnologia é ajustada automaticamente.

(Fonte da imagem: divulgação/Subaru)

2. Freio anticolisão

Outro destaque do EyeSight é o subsistema contra colisões, que monitora todos os carros à frente por meio de câmeras montadas no para-brisa. Caso um veículo pare bruscamente, o EyeSight analisa a distância e emite um aviso. Se o motorista não reagir, os freios são acionados automaticamente.

3. Sistema contra zigue-zague

O EyeSight também analisa as faixas da pista, alertando o motorista que não estiver dentro do espaço designado. O sistema também não deixa passar se o carro fizer zigue-zague, o que é interpretado como sinal de cansaço. Nesse caso, o motorista é alertado por mensagens e sons também.

4. Controle de aceleração

Esse detalhe do EyeSight é capaz de cortar o acelerador de um carro em situações nas quais um veículo à frente reduz sua velocidade, mesmo que o motorista do carro de trás não tenha se dado conta a tempo.

5. Conexão Wi-Fi

Se depender da BMW, os carros terão conexão com a internet de alta velocidade. Com o sistema da montadora alemã, no carro fica um hotspot que utiliza um cartão LTE (Long Term Evolution, um padrão de redes móveis de comunicação).

O ponto de acesso tem também uma bateria e uma antena que possibilitam sua utilização por até 30 minutos fora do carro. Além disso, uma unidade USB permite a utilização autônoma do dispositivo, sem necessidade da bateria ou de alguma fonte de energia do carro.

6. Economia de combustível em meio ao trânsito

De acordo com a publicação How It Works, estima-se que 7,2 bilhões de litros de combustível foram desperdiçados em 2011 pelo simples fato de os carros ficarem parados no trânsito. Contra isso, o modelo 2013 do Ford Fusion tem um sistema que corta o motor quando o veículo se encontra parado.

O Start-Stop, como é chamado, suspende a atividade do motor quando o motorista usa o freio e a reativa quando o mesmo pedal é solto.  O sistema tem ainda outras armas contra o excesso de consumo, como a manutenção da temperatura do motor.

7. Cancelamento de ruídos

Outro destaque da Ford que também está no Ford Focus 2013 é o Active Noise Cancellation (ANC), sistema que reduz continuamente ruídos vindos do motor do veículo e das ruas também. O segredo? Vários microfones e um sistema de controle anexado ao sistema de áudio do carro. Essa combinação gera ondas que se opõem àquelas que carregam os ruídos externos.

(Fonte da imagem: divulgação/Ford)

8. Abertura de portas por proximidade

A Ford também tem um sistema que substitui as chaves comuns de um veículo por uma chave especial capaz de abrir o carro por proximidade.

9. Uso dinâmico de combustível

A Audi é outra montadora que quer economizar combustível. Uma solução é seu sistema de gerenciamento que desativa certos cilindros do motor quando estes não estão em uso.